segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Em São João del-Rei a fé é festa. O tempo todo!


Quem, convidado a entrar na sala principal de muitas casas antigas de São João del-Rei, ao sair, nunca observou que no lado de dentro da porta principal estavam escritos os nomes Gaspar, Baltazar e Belchior, com giz branco, às vezes dipostos em formação triangular emoldurando uma estrela de cinco ou seis pontas, assinalados ou não com uma cruz? Certamente muitas pessoas.

Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que esta inscrição expressa devoção católica aos três reis magos que, orientados pela estrela-guia, foram do Oriente a Belém para levar presentes e adorar ao Deus Menino. O giz com que os nomes e símbolos são grafados não é objeto comum. São bentos e distribuídos ao fim da missa festiva celebrada na igreja do Rosário na manhã do dia 6 de janeiro, para lembrar a "epifania" do senhor.

Inscrições, insígnias, reverências e louvações ao menino Jesus são tão importantes que nova bênção e distribuição de giz se faz ao fim da tarde, após mais uma missa solene e rasoura em que o menino, sentado em um pequeno trono, circula o largo e a igreja do Rosário, ao som de banda de música, matinas do Natal, tencões, cléns, floreados e terentenas, antes do Te Deum Laudamus e bênção do Santíssimo Sacramento.

Assim todo ano se concluem as celebrações do Natal de Nosso Senhoir Jesus Cristo promovidas pela mais antiga irmandade negra de Minas Gerais, a Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos de São João del-Rei. A partir de então, os presépios são desmontados, a iluminação natalina desfeita, folias de reis e pastorinhas vão se rareando, para se metamorfosearem nas folias de São Sebastião, que atingem seu ponnto máximo no dia 20 de janeiro.

Em São João del-Rei a fé é festa. O tempo todo...

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, em divulgar a nossa querida São Jõao del Rei, iremos colocar o link da sua página, em nossa página, seja um de nossos seguidores forte abraço.

    GRUPO DE RADIOAMADORES CAMPO DAS VERTENTES
    py4rcv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos radioamadores são-joanenses, agradeço a manifestação. Também os parabenizo não só pelos relevantes serviços de comunicação e informação social que o grupo presta quanto pelo dedicada ação que o blog py4rcv desenvolve em favor da cultura de nossa São João del-Rei. Grande abraço.

      Emilio.

      Excluir