quinta-feira, 17 de maio de 2012

Chico Brugudum - Patrimônio popular de São João del-Rei


Por mais que o tempo passe, enfraquecendo sem dó a lembrança dos que são bem-vividos, os são-joanenses octogenários não se esquecem deste apelido nem de seu dono: Chico Brugudum.

No dia a dia pintor de paredes, Francisco das Chagas foi um dos tipos populares mais pitorescos, alegres e presentes nos acontecimentos coletivos realizados em São João del-Rei nas décadas de 1930 e 1940. No carnaval, por exemplo, Chico Brugudum era figura certa no Bloco Zero. Nos Sábados da Aleluia, comandava e animava todas as queimas de Judas.

Como os embaixadores da alegria, da espontaneidade e da irreverência também partem para o outro mundo, Francisco das Chagas, Chico Brugudum, morreu a 17 de maio de 1946. Certamente mistura-se aos ossos de outros são-joanenses iguais, em um democrático ossuário geral de algum cemitério da cidade.

Se você tiver oportunidade de, conversando com amigos e parentes idosos, saber mais sobre Chico Brugudum (e quem sabe até conseguir fotos dele!), não perca esta chance. E se quiser partilhar suas descobertas com este almanaque eletrônico, para publicação, a memória popular de São João del-Rei muito agradecerá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário