sexta-feira, 24 de junho de 2011

Durante o festival Inverno Cultural São João del-Rei vai virar uma verdadeira zona! De Música ...

O frio rigoroso de julho não diminuirá o calor da cultura em São João del-Rei. Pelo contrário, uma vasta e intensa programação cultural fará ferver o Córrego do Lenheiro, perpassando do religioso ao mundano, do erudito ao popular, em todas as formas de arte. Na Cidade da Música, uma linguagem artística vai se destacar. E não poderia ser outra, senão a Música!

Em meio à novena do Carmo e ao festival Inverno Cultural, com suas oficinas, cursos, concertos, shows e audições, não vai faltar lugar de honra para a Zona da Música - uma programação alternativa e complementar, que enriquecerá ainda mais o universo musical de São João del-Rei no mês de julho, mais precisamente do dia 15 ao dia 30.

Já na terceira edição, a Zona da Música é uma realização da Orquestra Popular Livre - OPL. Mais do que  enriquecer culturalmente e divertir os amantes da boa Música, a Zona objetiva contribuir para a revitalização artístico-cultural do Largo do Carmo. Ali, no Solar da Baronesa, fica o Centro Cultural da OPL, que sediará toda a programação.

Aliás, que programação! Apresentações de música popular nacional e estrangeira, música instrumental com sax e violão, roda de samba reverenciando os bambas, tributo ao "maldito" Sérgio Sampaio e homenagem, na exibição de um DVD, ao grande Moacir Santos. E mais: exposição / audição de instrumentos étnicos e o clube do vinil, que reúne admiradores e colecionadores dessa antiga forma de registro fonográfico.

Em anos anteriores a Zona da Música aconteceu na Rua da Cachaça (antiga zona boêmia de São João del-Rei). Em 2011, estará em um espaço ainda mais atraente, no segundo andar de um casarão que é um monumento da arquitetura colonial. Além disso, de lá, pelas sacadas rendilhadas em ferro batido, se contempla um dos mais bonitos cenários barrocos de Minas Gerais - o Largo e a igreja do Carmo, considerada por especialistas um dos seis mais belos templos criados por Aleijadinho.

Pensando bem, São João del-Rei não é só a Cidade da Música. É também a Terra de Musicalidade e da Sonoridade...
............................................................................
  *  Serviç* 
Conheça a programação completa da 3a Zona da Música, acessando
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/1725

Ilustração da abertura: a música mulata dos anjos de Athayde (reprodução de imagem do cardápio do Restaurante Feitiço Mineiro, de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário