quarta-feira, 22 de junho de 2011

No Corpus Christi de São João del-Rei, Glória in excelsis Deo!

Esta quinta-feira de inverno, dia 23 de junho, amanhece como um dia mais dourado em São João del-Rei. Não por ser véspera de outro São João, o padroeiro da cidade, São João Batista. Hoje, além de Corpus Christi, também se festeja, com muita pompa, os 300 anos da Irmandande do Santíssimo Sacramento da Matriz do Pilar de São João del-Rei, fundada em 1711, antes mesmo que o Arraial Novo do Rio das Mortes fosse elevado à Vila de São João.

Desde cedo, sinos dobram festivos e missas solenes, barrocas, cantadas em latim setecentista, aumentam ainda mais a marcante e sofisticada musicalidade são-joanense. Nas ruas do centro histórico, antigas famílias tiram de cômodas emperradas e de velhos baús colchas de damasco, cortinas de renda, toalhas de fino bordado, para enfeitar janelas e sacadas.

Fogueteiros, sineiros, músicos das orquestras e das bandas, todos estão a postos. Crianças, jovens e velhos orquestram sobre o chão de paralelepípedos, formas, folhas, flores, pétalas e cores, recriando em tapetes desenhos celestes e símbolos sagrados. Prenunciam, desde o começo da manhã, que ali Deus passará em procissão vespertina, em meio a nuvens de incenso, por ruas estreitas e becos tortos, se despedindo do sol e caminhando entre estrelas pela noite adentro, até subir aos Céus pela escadaria das Mercês.

É mais um novo dia de festa em São João del-Rei!

Texto e foto: Antonio Emilio da Costa

Comemoremos, ouvindo a Orquestra Ribeiro Bastos, no Glória da Missa do Aleluia...



Leia mais sobre as celebrações de Corpus Christi em São João del-Rei, acessando http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/06/corpus-christi-religiao-e-civismo-de.html

Ilustração da abertura: sino dos Passos, torre e telhados da Matriz do Pilar de São João del-Rei (foto do autor)

3 comentários:

  1. Emídio, lindo texto. Obrigado por compartilhar. Em breve, se Deus permitir, mato a saudade de forma satisfatória! Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Linda descrição, com os detalhes é possível montar, em pensamento, a cena com perfeição. E belíssima foto!
    Abraços, KK

    ResponderExcluir
  3. Kk, nossa cidade (minha, sua e de quem a quiser amar) é assim. Que bom! Abraços tb!

    ResponderExcluir