A cultura de São João del-Rei é rica e muito peculiar em relação àquela característica das demais cidades históricas de Minas Gerais e do Brasil. Por aliar tradição e contemporaneidade, consegue manter vivas e atualizadas manifestações artísticas que, em outras localidades - por terem sido destituídas de significado moderno -, ou se converteram em registros históricos de um tempo distante, ou sobrevivem apenas como atração folclórica. Em São João del-Rei, "desespetacularizada", a cultura é viva e faz parte da vida cotidiana das pessoas, independentemente da classe social, do nível econômico e da formação educacional.Tão diversificada cultura é matriz de diversos produtos, como CDs gravados pelas bicentenárias orquestras(ofícios e novenas), DVDs documentando as tradições religiosas (em especial a Festa de Passos e a Semana Santa), fotografias que mostram a paisagem são-joanense no conjunto e em detalhes, cartazes, livros, agendas, postais, lembranças diversas em madeira, metal, pedra e fibras que remetem diretamente às particularidades de São João del-Rei. Isto sem falar nas cachaças, queijos, licores e doces, que bem podem ser levados como recordação saborosa da setecentista cidade.
Contudo, a cidade precisa de um espaço único onde todos estes artigos culturais sejam atrativamente apresentados e possam ser adquiridos. São-joanense ou turista que desejar obtê-los, terá que garimpar em diversas instituições, lojas de artesanato ou diretamente com os produtores o que, para quem tem pouco tempo ou não conhece bem a cidade, não é tarefa fácil.
Em síntese, falta a São João del-Rei um "empório cultural", que funcione também como entreposto de informações diversas sobre a programação local, nela incluídos concertos, eventos religiosos, shows, exposições, festivais e tudo o que faz bem ao corpo e à alma.
Fica esta sugestão, que vale para três setores:
Para o poder público municipal - viabilizar, na estrutura de alguma secretaria ou departamento mais adequado, a criação do Empório Cultural de São João del-Rei.
Para as instituições culturais privadas - incluir entre seus serviços uma "boutique", a exemplo do que já é feito nos grandes museus do Brasil e de outros países.
Para o empresariado são-joanense - vislumbrar nos produtos culturais um atrativo nicho de mercado, transformando sua comercialização direta em uma atraente oportunidade de negócio, sobretudo incentivando a criatividade, o aumento e a diversificação da produção.
Como tudo o que é bom e bem feito depende de tempo, que tal, também com estas iniciativas, comemorar os 300 anos da Vila de São João del-Rei?
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Ilustração: Largo do Rosário de São João del-Rei, visto da torre esquerda da Matriz do Pilar (foto do autor)
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