terça-feira, 28 de junho de 2011

São João del-Rei está em toda parte, mas não se vê no espelho do mundo

São João del-Rei é muito mais divulgado do que se imagina. Tanto que é até difícil imaginar em que mídias, o tempo todo, a cidade não está. Seja como patrimônio arquitetônico, como paisagem urbana, como tradição religiosa, como cultura viva, como memória e arte, a cidade está em toda parte.

Entretanto, como na maioria das vezes esta divulgação é espontânea e a cidade não dispõe de um órgão - público ou privado - com a função exclusiva de identificar, "clippar", catalogar, copiar e formar um banco de informações sobre a presença de São João del-Rei nas mídias impressa (jornais, revistas, folhetos, cartazes), televisiva (noticiários, anúncios, documentários), cinematográfica (cinema), sonora (rádio, gravações fonográficas) e digitais (internet), o são-joanense "não se vê" no espelho do mundo.

Exemplo disso é o programa Caminhos que, identificado por acaso no Youtube, levou o telespectador - e leva agora os internautas de todo o mundo - por um inesquecível passeio pelas riquezas e pelas belezas de São João del-Rei. Inclusive os são-joanenses que acessarem os vídeos abaixo...








5 comentários:

  1. Olá amigo, valeu por estas descoberta. A gente não sabe quanta coisa está por aí. Obrigado por me enviar esta preciosidade.

    Como faço para salvar no meu computador?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Giovanni,
    que bom que este almanaque eletrônio está sendo útil. Para mim,isto é o que o justifica.

    De fato a gente não imagina a quantidade de registros sobre SJDR que existe por aí e, volta e meia, insisto na necessidade de alguma instituição chamar para si a responsabilidade de continuamente catalogar e arquivar estes materiais.

    Lamentavelmente não sei o que deve ser feito para você salvar estes vídeos diretamente em seu computador ou em outra mídia. Acho que existe um programa / software exclusivo para isto - talvez disponível na própria internet - nas não o tenho nem conheço. Vou procurar descobrir e, conseguindo, partilho com você.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou são-joanense radicado em Brasilia-DF gostei e estou seguindo este blog , parabéns.
    Ray Pinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Caros conterranios , aproveito para divulgar meu blog , ja estou divulgando este.
    Abs,RAY PINHEIRO.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Ray.

    Bem-vindo a Tencões & terentenas. Torcemos para que, incluído entre seus blogs favoritos, este almanaque eletrônico ajude a abrandar a saudade de nossa terra.

    Um abraço.

    ResponderExcluir