A versatilidade e a criatividade dos artistas são-joanenses mostram como o universo mítico-cultural de São João del-Rei é generoso para quem se expressa por meio da arte. Esta é a conclusão a que chega quem conhece a produção do artista Marcos Mazzoni, nascido em 1932 e reconhecido nacional e internacionalmente por suas obr as em museus br asileiros e europeus. Marcos Mazzoni, tempos atrás, participou da Bienal Internacional de São Paulo e do Salão de Arte Internacional de Bruxelas, na Bélgica.
Em nossa cidade, uma exposição individual temática sobr e a Inconfidência Mineira integrou a programação do projeto 1792 – 1992: 200 sonhos de liberdade, alusiva ao bicentenário do sacrifício de Tiradentes. Nela, entre 15 de abr il e 15 de maio de 1992, no Museu Regional, Mazzoni expôs esculturas em cerâmica, pinturas, instalações, símbolos e objetos, reverenciando um dos mais importantes movimentos libertários do país. Na ocasião, ele confessou que sua linguagem escultórica se inspirava nos “blocos de cabeções”, próprios do carnaval são-joanense de sua infância.
O envolvimento do artista com a Inconfidência Mineira era tamanho que rendeu-lhe a alcunha de “inconfidente contemporâneo” e até a casa onde residiu, em Belo Horizonte, era a representação da Arcádia: símbolos mineiros, setecentistas, inconfidentes espalhavam-se pelos muros, revestiam paredes e apareciam entalhados até no assoalho e no teto.
Recentemente a casa de Marcos Mazzoni foi tema do programa Terra de Minas, que você pode assistir no link http://g1.globo.com/videos/terra-de-minas/v/terra-de-minas-visita-uma-casa-em-bh-onde-ha-muitas-obras-de-arte/1411415/
Fonte: folder da exposição 1792 – 1992: 200 sonhos de liberdade
Comentários
Postar um comentário