Pular para o conteúdo principal

Rua da Música em São João del-Rei

Em São João del-Rei, a música mora na Rua Santo Antônio. Lá, misturada a jasmins brancos, ela salta de velhos muros, pra conversar com o solitário sino, que dia e noite vive debruçado na mais alta janela da igrejinha do santo milagroso, que ajeita casamentos e ajuda a encontrar coisas perdidas. Duvida?

Da bucólica, estreita e sinuosa Rua Santo Antônio, a música sai, ora trágica e lastimosa, ora lépida e fagueira, ora exultante e primaveril, para ofícios, novenas, missas, Te Deums, retretas, concertos; sobe ao coro de igrejas, acompanha procissões, se detém nas praças e largos, exibe-se em teatros, coreto e auditórios. Imagine: vai até a cemitérios...

Bem depois que a clave de sol se põe atrás da Rua do Ouro, na Serra do Lenheiro, violinos, flautas, clarinetes, trompas, tímpanos e tubas dormem, na sede das orquestras Lira Sanjoanense,  Ribeiro Bastos e da Banda Teodoro de Faria. À luz da lua de prata, as notas sonham na pauta, ressonando Glória in excelsis Deo. Na Rua Santo Antonio...

.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.
Este texto foi inspirado na obra Rua Santo Antônio, generosamente encaminhada a este almanaque, como colaboração, pelo pintor Oscar Araripe, que dispensa comentários porque a própria trajetória de artista renomado, no Brasil e no exterior, fala por si. Com sua pintura e com os projetos da Fundação que leva seu nome, Oscar Araripe reconhecidamente tem prestado valiosos serviços à cultura de nossa região.

Comentários

  1. O pintor Oscar Araripe, por deparar com problemas para publicar seu comentário, especialmente relacionado ao campo "Comentar como:" me mandou sua manifestação por e-mail, que reproduzo abaixo, agradecendo a generosidade de sua colaboração e manifestação. Obrigado, Araripe. Um abraço. Emilio.

    "Emílio,
    Muito belíssimo o seu texto. São João pode e deve se orgulhar de tê-lo como animador cultural do mais alto nível. Disponha sempre das minhas imagens.
    Abraços afetuosos,
    Oscar Araripe "

    ResponderExcluir

Postar um comentário