Em São João del-Rei, a cultura anda pelas ruas, tão natural e despretensiosa que até correria o risco de não ser reconhecida e, distraída, se perder, entre becos e esquinas.
Mas a cultura de São João del-Rei tem guardiões, que cuidam dela como quem protege um filho, contempla a namorada, se esquece nos br aços da amante, acaricia uma lembr ança ou uma saudade. Quem são estes guardiões que, com zelo devocional, mantêm viva a cultura são-joanense, revigorando-a a cada dia, preservando-a do tempo e eternizando-a, com a maior singeleza e simplicidade?
São os Guardiões do Patrimônio: pessoas que se dedicam a fazer o que sabem, mas sabem tão bem e fazem tão bem que esse saber e esse fazer viraram o próprio ser. Assim, os Guardiões do Patrimônio são o próprio patrimônio, por fundirem no ser o saber e o fazer.
Quer conhecer alguns destes guardiões da cultura de São João del-Rei? Kátia Lombardi generosamente nos apresenta no projeto, Guardiões do Patrimônio, que fala por si, em português e inglês, no link http://www.guardioesdopatrimonio.com.br /resolution_detect.php?width=1024&height=768
Não deixe de acessar!
Não deixe de acessar!
Visitei o "Tencoes e Terentenas" e pude perceber o quanto a cidade - mesmo que a distância - mexe com os sentimentos do blogueiro Emílio.
ResponderExcluirIniciativa louvável e que vai ampliar a visibilidade da cidade. Confesso minha paixão pela nossa querida SJDR. Paixão que me causa crises de profunda saudade e muita, muita mesmo, vontade de voltar.
Quero parabénizá-lo e desejar boas "viagens" (no melhor dos sentidos). Escrever, quando brota da alma, é se fazer presente.
Abração,
Marcinho Lima
Marcinho, há alguns anos, conhecer sua obra fotográfica sobre São João del-Rei me impressionou bastante. Por isso, saiba, de algum modo foi estímulo para criação deste almanaque eletrônico. Como são-joanense, agradeço sua inspiração e sua produção, que capta o que é visível e o que é imaginado na alma da cidade.
ResponderExcluirGrande abraço. Emilio.