terça-feira, 9 de outubro de 2012

São João del-Rei, além do rei!



Em São João del-Rei, assim como a vida, a arte está em toda parte. Igrejas barrocas, pontes setecentistas, edifícios monumentais, jardins, sobradões imponentes, chafarizes, casarios, lampiões, largos e becos numa paisagem colonial delicada, pratarias, ourivessarias, imaginária, alfaias, tradição e religiosidade ímpares, consagrados compositores e música barroca original, da melhor qualidade. Mas engana-se quem pensa que o patrimônio cultural são-joanense é só isso. Não é!

Há muita riqueza cultural em regiões da cidade que não integram o centro histórico, nos bairros periféricos e até na área rural que, por serem fruto, dizerem respeito e serem expressão da arte, do pensamento e da vida popular, injustamente não são devidamente valorizadas nem alcançam o merecido reconhecimento.

Fora alguns poucos e dedicados pesquisadores, quem conhece bastante e é capaz de dimensionar a quantidade, a qualidade e a diversidade das tradições populares de São João del-Rei e da região? Mas apesar do anonimato e do olhar desdenhoso da cultura oficial, mesmo ofuscadas pelo brilho esplendoroso digno da corte do rei sol Dom João V, congadas, folias diversas, pastorinhas, orações em cruzeiros enfeitados e outras manifestações desta natureza sobrevivem vigorosamente nos bairros de São Geraldo, São Dimas, Senhor dos Montes, Tejuco, Bonfim, Matosinhos; nos distrito do Rio das Mortes, Caburu, Cajuru e Arcângelo e nos arredores do município. Cada vez mais legitimadas e vivificadas pelas comunidades que as mantém, a cada dia mais se firmam como patrimônio e expressão cultural e por isso, em breve, sem dúvida estarão reconhecidas e integradas ao patrimônio cultural de São João del-Rei.

Autenticidade, originalidade, seriedade, finalidade, função, fundamentação e arte não lhes faltam. Isto é o que comprova quem visita o blog Tradições Populares das Vertentes     (http://folclorevertentes.blogspot.com.br/), que diariamente divulga conhecimentos, registros fotográficos, pesquisas, comentários e informações diversas sobre o folclore e a cultura popular de São João del-Rei e região. Mais um valioso produto que o estudioso, pesquisador e folclorista Ulisses Passarelli oferece como contribuição para o amplo conhecimento e para a permanente revigoração da cultura do povo são-joanense, é uma fonte preciosa para quem tem sede de saber - e até viver -, em sua plenitude, tudo o que compõe o patrimônio cultural material e imaterial de São João del-Rei.

Um comentário:

  1. Antônio Emílio: muito obrigado! Fico feliz em saber que o meu blog está pouco a pouco alcançando seu objetivo. Mas ainda é muito pouco! Tem muita coisa por aí, esquecida, mas viva... A messe é grande mas são poucos os operários, ensinou o Mestre. Vamos em frente, sem esmorecer. Atenciosamente e com gratidão, Ulisses.

    ResponderExcluir