segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em São João del-Rei, onde vai a corda, vai a caçamba!...


Dizem que corda foi feita para amarrar. Isto é verdade, em parte. Corda também serve para unir, para estreitar, para ligar. Para apresentar, conhecer, ensinar e aprender.

Pelo menos é isto o que está acontecendo de hoje até sábado em São João del-Rei. Na  setecentista e barroca cidade, a 3ª Semana de Cordas do Conservatório Padre José Maria Xavier está levando música de qualidade, gratuitamente, para diversos pontos da cidade e principalmente para um público especial: jovens, alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio.

- Mas o que a corda tem a ver com isso?

- Ora, as músicas são todas executadas unicamente com instrumentos de corda - violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Com esta iniciativa o Conservatório, além de apresentar os instrumentos há muito tempo mais conhecidos na execução de músicas eruditas do que nos hits do momento, aínda desperta o interesse das crianças e adolescentes para o estudo da música. Não é à toa que o Conservatório tem tantos alunos e matricular-se nos cursos de instrumentos e canto é tão desejado e concorrido.

Mas a 3ª Semana de Cordas ocupará com música outros espaços de São João del-Rei. Sua programação, variada, vai de apresentações e concertos musicais a conferências sobre educação musical na terceira idade e master class com o Quarteto de Cordas Guerra Peixe. Este grupo veio do Rio de Janeiro especialmente para participar do evento.

Pensando bem, não é sem motivo que a 'Cidade onde os sinos falam' tem orgulho quando em alto e bom tom declara seu outro condinome: 'Cidade da Música' ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário