Dizem que corda foi feita para amarrar. Isto é verdade, em parte. Corda também serve para unir, para estreitar, para ligar. Para apresentar, conhecer, ensinar e aprender.
Pelo menos é isto o que está acontecendo de hoje até sábado em São João del-Rei. Na setecentista e barroca cidade, a 3ª Semana de Cordas do Conservatório Padre José Maria Xavier está levando música de qualidade, gratuitamente, para diversos pontos da cidade e principalmente para um público especial: jovens, alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio.
- Mas o que a corda tem a ver com isso?
- Ora, as músicas são todas executadas unicamente com instrumentos de corda - violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Com esta iniciativa o Conservatório, além de apresentar os instrumentos há muito tempo mais conhecidos na execução de músicas eruditas do que nos hits do momento, aínda desperta o interesse das crianças e adolescentes para o estudo da música. Não é à toa que o Conservatório tem tantos alunos e matricular-se nos cursos de instrumentos e canto é tão desejado e concorrido.
Mas a 3ª Semana de Cordas ocupará com música outros espaços de São João del-Rei. Sua programação, variada, vai de apresentações e concertos musicais a conferências sobre educação musical na terceira idade e master class com o Quarteto de Cordas Guerra Peixe. Este grupo veio do Rio de Janeiro especialmente para participar do evento.
Pensando bem, não é sem motivo que a 'Cidade onde os sinos falam' tem orgulho quando em alto e bom tom declara seu outro condinome: 'Cidade da Música' ...
Comentários
Postar um comentário