quinta-feira, 11 de outubro de 2012

São João del-Rei se enfeita, se perfuma, canta e se encanta para saudar sua padroeira

Tem coisa que não se sabe: foram os bandeirantes paulistas que, no primeiro raiar do século XVIII, trouxeram em primitiva imagem Nossa Senhora do Pilar para São João del-Rei ou foi a Virgem de Saragoza que os chamou e conduziu para este eldorado das terras são-joanenses?

Não importa! Aqui os bandeirantes encontraram muito ouro nas betas, nas pedras que rolavam nas enxurradas, à flor da terra. Depois se foram, rumo a outros destinos e à eternidade do esquecimento. Seus nomes se apagaram no tempo, mas a santa que os guiou - ou que com eles veio, tanto faz - continua protetora, humilde, emblemática e excelsa na Matriz do Pilar de São João del-Rei.

Hoje, 12 de outubro, a cidade se enfeita por ela, se perfuma por ela, se encanta por ela, canta por ela, cobre de flores andores e altares, salpica pétalas no chão que já foi dourado de pepitas. Hoje, em São João del-Rei, logo cedo, o sol despertou ao som de uma alvorada festiva. Banda de música, sinos, foguetes - É dia de festa!

E durante todo o dia a festa acompanha todas as voltas do ponteiro do relógio da Matriz. Missas solenes, barrocas, cantadas pela Orquestra Lira Sanjoanense. Canto das Vésperas de Nossa Senhora do Pilar, na voz masculina do Coral dos Coroinhas de Dom Bosco. Silêncios, preces, orações.

À noite, banda de música, foguetes, fogos de artifícios, tapetes de flores, algodão doce, pipoca, encantada procissão.

O ouro, esgotou-se.
Os bandeirantes, se foram.
Nossa Senhora, não.
Ficou para sempre, padroeira,
nesta terra de São João...

.o0o.o0o.o0o.
Veja, abaixo,  três belos momentos do na manhã dia 12 de outubro de 2012:  Canto do Glória, pela Orquestra Lira Sanjoanense, procissão interna na Matriz ao som do hino de Nossa Senhora do Pilar  e do repique dos sinos e a saída da procissão noturna. Ao final, programação completa, da novena  ao Te Deum Laudamus, apresentada pelo pároco Geraldo Magela da Silva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário