terça-feira, 24 de julho de 2012

São João del-Rei de ontem, de hoje, de todos os dias

Foi logo no começo dos anos setenta do século XX que a vocação turística de São João del-Rei despontou com maior força, coincidindo com a popularização do turismo como fenômeno de massa e com o novo interesse nacional pelas cidades históricas.

Paisagem singular, arquitetura colonial, música barroca, tradições religiosas raras, manifestações genuínas da cultura popular, culinária saborosa, carnaval criativo e receptividade, civilidade e cortesia. Todas estas riquezas são-joanenses apontavam para um futuro turisticamente promissor e, já navegando nestas ondas, o Grupo Financeiro Ipiranga construiu e instalou, em um dos pontos mais nobres da cidade, o Hotel Porto Real. Um empreendimento hoteleiro condizente com o que de mais moderno e confortável havia naquela época.

Uma das grandes contribuições que o Hotel Porto Real prestou para o desenvolvimento do turismo em São João del-Rei foi o lançamento e a distribuição, nos idos de 1972 / 1973, do calendário São João del-Rei de todos os dias.

A publicação, que tinha a forma de um livreto, apresentava a riqueza da arquitetura colonial de São João del-Rei, mostrando a fachada e detalhes internos e externos das mais importantes igrejas e outras edificações de valor histórico. Também contava sumariamente a história da cidade e de seus heróis, destacava os monumentos e sugeria opções de lazer nas imediações, principalmente aqueles relacionados à aventura, descanso e ecologia.

Inovadora para a época tanto no formato quanto na linguagem, impressa cuidadosamente em papel couchê, a publicação foi muito disputada. Todos queriam ter ou enviar para parentes o conjunto das imagens coloridas, muitas vezes mostrando ângulos pouco explorados da paisagem são-joanense.

De lá para cá, já se vão 40 anos. Pena que, atualmente, São João del-Rei não possua material de divulgação turística à altura daquele lançado pelo Grupo Financeiro Ipiranga em 1973...

Nenhum comentário:

Postar um comentário