Pular para o conteúdo principal

Frei Cândido sonhou São João del-Rei à frente de seu tempo


Em São João del-Rei, 17 de julho de 1907 seria uma data comum não fosse, neste dia, que Frei Cândido Vroomans reuniu-se na casa franciscana com vários operários da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Contudo, ainda assim nada haveria de extraordinário se aquele encontro tivesse finalidade religiosa, mas não foi isso o que aconteceu. O tema em pauta era social e humanista e tratou da preocupante realidade socioeconômica e cultural do trabalhador são-joanense. Já no final do século XIX a cidade tinha iniciado um processo de industrialização, abrigando algumas fábricas, inclusive a de tecidos que ainda hoje existe.

Preocupado com a situação em que, como "o operário é o homem que se dedica de todo ao  trabalho material, não lhe resta tempo, nem facilidades, nem meios, nem dinheiro para ter acesso a livros nem jornais que o ajudem a se instruir", o franciscano propôs a criação de uma entidade que trouxesse novos horizontes para os trabalhadores. Sua proposta era tão lógica e seu entusiasmo tão contagiante que 12 dias depois da primeira reunião já estava constituída a Associação Católica Operária - ACO de São João del-Rei.

A ACO tinha como lema Deus, Família e Pátria e uma de suas primeiras iniciativas foi a criação da Biblioteca da Classe Operária, com um acervo composto de livros, revistas e jornais. Em seu discurso na sessão solene de instalação da Associação Católica Operária, Frei Cândido explicitou seu pensamento:

"Cada um de nós sabe que a condição do trabalhador precisa urgentemente ser melhorada, quer a respeito da vida material, quer a respeito da vida moral. Conquanto não se possa dizer que o salário pago regularmente seja inferior ao justo, no entanto há várias causas porque muitos operários não ganham o bastante para sustentar suas famílias. Estas causas são: carestia de víveres; o estado precário do trabalhador e sua família no caso de doença, morte ou demissão; falta de instrução, de habilidade técnica, de conhecimentos profissionais, pelo que alguns estão habilitados  tão-somente para trabalhos de pouco valor".

Para Frei Cândido, a solução para estes problemas estava na criação de caixas diversas que socorressem o operário nos casos de dificuldades, entre elas desemprego, doença e invalidez. Caixas econômicas, para apoiá-los financeiramente; associações cooperativas onde eles pudessem adquirir produtos alimentícios e outros de primeira necessidade a preços mais em conta e escolas profissionalizantes que os capacitassem para novas oportunidades de emprego.

Na São João del-Rei de 105 anos atrás, Frei Cândido estava à frente de seu tempo: já conhecia - e desejava ver materializadas - responsabilidade social, inclusão cultural e qualificação profissional.

...........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei, 2ª edição revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1982.

Comentários

  1. Olá Antônio Emilio.
    Sou carioca, mas de família sanjoanense e tenho profundo amor à cidade e devoção à Virgem do Pilar. Li certa vez em um livro sobre a Catedral do Pilar, que frei Cândido Voomans foi vigário interino entre 1924 e 1925. E que em 1922 ele adquiriu a imagem de Nossa Senhora do Pilar que foi coroada pontificalmente e até hoje preside o trono da Matriz. Você, certamente, a conhece. Tenho verdadeiro amor por essa imagem, visto que é de uma beleza indescritível. Tanto que encomendei com um escultor mineiro uma réplica "miniatura" da imagem. Já pesquisei sobre ela e sobre seu escultor, Ciríaco da Costa Tavares. Apenas descobri que foi feita em 1922, no Rio de Janeiro. Será que você conseguiria mais informações sobre a efígie da Senhora do Pilar e oportunamente faria postagem em seu blog a respeito?
    Desde já agradeço.


    Fraterno abraço,

    Thiago Neves A. Luz Assumpção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago. Antes de mais nada, obrigado por sua visita ao blog e por seu comentário, pois de vez em quando precisamos saber que nosso trabalho cumpre alguma função.

      Sobre a imagem da Senhora do Pilar, além do que você menciona, sei apenas que a coroa Dela e do Menino são de ouro colhido na Serra do Lenheiro, que protege SJDR, doado por garimpeiros são-joanenses.

      Agradeço também sua sugestão de tema para um novo post. Logo que puder vou pesquisar e redigir.

      Fiquemos em contato! Grande abraço,

      Emilio

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Debaixo de São João del-Rei, existe uma São João del-Rei subterrânea que ninguém conhece.

Debaixo de São João del-Rei existe uma outra São João del-Rei. Subterrânea, de pedra, cheia de ruas, travessas e becos, abertos por escravos no subsolo são-joanense no século XVIII, ao mesmo tempo em que construíam as igrejas de ouro e as pontes de pedra. A esta cidade ainda ora oculta se chega por 20 betas de grande profundidade, cavadas na rocha terra adentro há certos 300 anos.  Elas se comunicam por meio de longas, estreitas e escuras galerias - veias  e umbigo do ventre mineral de onde se extraíu, durante dois séculos, o metal dourado que valia mais do que o sol. Não se tem notícia de outra cidade de Minas que tenha igual patrimônio debaixo de seu visível patrimônio. Por isto, quando estas betas tiverem sido limpas e tratadas como um bem histórico, darão a São João del-Rei um atrativo turístico que será único, no Brasil e no mundo. Atualmente, uma beta, nas imediações do centro histórico, já pode ser visitada e percorrida. Faltam outras 19, já mapeadas, dependendo da sensi

Em São João del-Rei não se duvida: há 250 anos, Tiradentes bem andou pela Rua da Cachaça...

As ruas do centro histórico de São João del-Rei são tão antigas que muitas delas são citadas em documentos datados das primeiras décadas do século XVIII. Salvo poucas exceções, mantiveram seu traçado original, o que permite compreender como era o centro urbano são-joanense logo que o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes tornou-se Vila de São João del-Rei. O Largo do Rosário, por exemplo, atual Praça Embaixador Gastão da Cunha, surgiu antes mesmo de 1719, pois naquele ano foi benta a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nele situada e que originalmente lhe deu nome. Também neste ano já existia o Largo da Câmara, hoje, Praça Francisco Neves, conforme registro da compra de imóveis naquele local, para abrigar a sede da Câmara de São João del-Rei. A Rua Resende Costa, que liga o Largo do Carmo ao Largo da Cruz, antigamente chamava-se Rua São Miguel e, em 1727, tinha lojas legalizadas, funcionando com autorização fornecida pelo Senado da Câmara daquela Vila colonial.  Por

Padre José Maria Xavier, nascido em São João del-Rei, tinha na testa a estrela da música barroca oitocentista

 Certamente, há quase duzentos anos , ninguém ouviu quando um coro de anjos cantou sobre São João del-Rei. Anunciava que, no dia 23 de agosto de 1819, numa esquina da Rua Santo Antônio, nasceria uma criança mulata, trazendo nas linhas das mãos um destino brilhante: ser um dos grandes - senão o maior - músico colonial mineiro do século XIX . Pouco mais de um mês de nascido, no dia 27 de setembro, (consagrado a São Cosme e São Damião) em cerimônia na Matriz do Pilar, o infante foi batizado com o nome  José Maria Xavier . Ainda na infância, o menino mostrou gosto e vocação para música. Primeiro nos estudos de solfejo, com seu tio, Francisco de Paula Miranda, e, em seguida dominando o violino e o clarinete. Da infância para a adolescência, da música para o estudo das linguas, José Maria aprendeu Latim e Francês, complementando os estudos com História, Geografia e Filosofia. Tão consistente era seu conhecimento que necessitou de apenas um ano para cursar Teologia em Mariana . Assim, j