quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quatro bandas de música e muita festa no dia que a energia elétrica chegou a São João del-Rei


Nem todos sabem, mas São João del-Rei foi uma das primeiras cidades brasileiras a contar com o serviço regular de energia elétrica. A inauguração aconteceu no dia 6 dejulho do ano 1900, em cerimônia anunciada por muitos foguetes, prestigiada por autoridades de toda a região e animada por quatro bandas de música locais. Confirmando a religiosidade do povo são-joanense, coube ao vigário João Pimentel benzer as instalações da usina distribuidora e acionar a chave que pela primeira vez ligou a eletricidade.

Para se ter uma ideia do que isto representa, basta avaliar: era julho de 1883 quando a primeira cidade brasileira recebeu os serviços de energia elétrica, ou seja, apenas 17 anos antes de São João del-Rei. Por outro lado, a Praia de Botafogo, na então capital do país, Rio de Janeiro, só veio a receber iluminação elétrica provisória em setembro de 1905 - portanto mais de cinco anos depois da chegada da energia elétrica à cidade da música e dos sinos.

...........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. Volume II. 2a edição, revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário