quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quer passear por São João del-Rei de todos os tempos? Então, embarque nesta viagem...

São João del-Rei ainda guarda muito da face que tinha nos séculos passados. Isto é o que vai conferir quem folhear o livro São João del-Rei - Minas Gerais, editado pelo IPHAN / Programa Monumenta, em 2010. Pena que uma obra tão rica e tão importante para a memória arquitetônica local até hoje não tenha sido amplamente divulgada na cidade - fato que é muito comum no que diz respeito aos trabalhos produzidos sobre São João del-Rei e que este almanaque eletrônico gostaria muito de minimizar.

Composto por cerca de 80 fotografias e desenhos em preto e branco, em sua maioria pertencentes ao acervo do IPHAN, o livro - uma preciosa pesquisa iconográfica coordenada por Maria da Graça Soto Queiróz - traz interessantes imagens de São João del-Rei. Desde um desenho retratando a paisagem local no começo do século XIX até registros fotográficos da evolução urbana da cidade durante quase todo o século XX, passando pelos riscos artístico-arquitetônicos originais das igrejas do Carmo e de São Francisco e pela imagem de ruinas de um chafariz colonial que existiu no bairro de Matosinhos.

Muitas edificações já não existem mais, é verdade, destruídas pela inclemência do tempo ou pelo descaso e crueldade dos próprios são-joanenses. Mas muitas outras ainda existem (e serão perpetuadas, nos comprometamos!), testemunhas e sentinelas de uma época que já se passou. Mas de um modo geral a paisagem do centro histórico ainda preserva muito, e majoritariamente de forma harmônica, sua feição setecentista, oitocentista e dos anos novecentos.

Para acessar o livro e passear eletronicamente por São João del-Rei de todos os tempos, mirando suas paisagens e detalhes das suas edificações, monumentos e equipamentos urbanos, acesse o link abaixo. Você vai se surpreender e se encantar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário