domingo, 6 de abril de 2014

Céu Aberto: mais anjinhos nas procissões de São João del-Rei



Quando a questão é resgatar e fortalecer tradições que tornam sua cultura singular no Brasil e no mundo, São João del-Rei é mais forte, mais competente e mais capaz do que se imaginga. Tanto que, apenas nove dias após o lançamento, neste Almanaque Eletrônico, da campanha Céu Aberto: mais anjinhos nas procissões de São João del-Rei, a proposta apresentou resultados surpreendentes. Mais de 20 anjinhos atenderam ao chamado e alinharam-se em legião diante do andor do Senhor dos Passos, na igreja de São Francisco, para acompanhá-lo na setecentista e barroca Procissão do Encontro.

A campanha Céu Aberto surgiu da observação de que pouco a pouco estava diminuindo a quantidade de crianças vestidas de anjo nas procissões de São João del-Rei. Isto, ao mesmo tempo em que enfraquecia a beleza dos cortejos religiosos tradicionais de nossa terra, não oferecia às crianças a oportunidade de vivenciar uma experiência que seria lembrada por toda vida.

De imediato a campanha recebeu adesão da Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, da Atitude Cultural e da Paróquia do Pilar o que, comprovando a máxima "a união faz a força", possibilitou resultado tão expressivo, em tão curto espaço de tempo, demonstrando o quanto o povo são-joanense ama São João del-Rei e valoriza suas tradições culturais.

A ideia agora é que a campanha continue ganhando força e apresentando resultados, colocando sempre mais e mais anjinhos nas procissões de São João del-Rei. No futuro, ela derivará em novos produtos culturais em favor da memória da 'terra onde os sinos falam'.

Participe. Apoie. Divulgue. Contribua. São João del-Rei agradece!
.........................................................
Veja, nos links abaixo, uma matéria sobre a campanha, divulgada no jornal Gazeta de São João del-Rei e a matéria de lançamento da iniciativa Céu Aberto, neste Almanaque Eletrônico.

http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2014/03/semana-santa-festa-de-passos-andam.html
. http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2014/04/paroquia-do-pilar-cria-atelie-de-anjinhos/

Foto: Thiago Morandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário