domingo, 29 de abril de 2012

São João del-Rei redescobriu o Brasil



É grande a bilbliografia existente sobre São João del-Rei. A cultura, a história, as artes, a religiosidade, a estética, a musicalidade, as tradições, o desenvolvimento econômico e social  são-joanenses são temas de várias obras lançadas desde o século XVIII e que cada vez mais inspiram estudos, monografias e teses acadêmicas.

Contudo, muitas vezes, conhecê-las e pesquisá-las requer grande esforço, pela falta de um guia de fontes impresso ou eletrônico que sistematize e divulgue a produção existente sobre São João del-Rei, indicando inclusive sua localização e forma de acesso.Fica, assim, uma sugestão.

Já colaborando neste sentido, Tencões & terentenas divulga no final deste post o link da dissertação São João del-Rei - Tensões e conflitos na articulação entre o passado e o progresso. Produzida por Ralf José Castanheira Flores, como requisito do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, em resumo a dissertação analisa a inserção de São João del-Rei no processo de construção da identidade nacional, através da ação do SPHAN.

O estudo analisa também os conflitos em torno do casarão que hoje abriga o Museu Regional e investiga as representações dos artistas e intelectuais fundadores do movimento modernista que começaram por São João del-Rei, em 1924, a viagem de redescoberta do Brasil.

> http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=2&sqi=2&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdisponiveis%2F18%2F18142%2Ftde-07042008-105131%2Fpublico%2FRALF_FINAL.pdf&ei=a_eaT7i1HYum8gTD3KmJDw&usg=AFQjCNHnfFq7Lbepn90b9dH_LNZkVNwZSg&sig2=W-y5173JppQ25MeLePUwsg

Nenhum comentário:

Postar um comentário