terça-feira, 10 de abril de 2012

Salve Regina! Salve São João del-Rei e o Coral dos Coroinhas de Dom Bosco ...

Registro musical primoroso e precioso, que sem dúvida confirma e contribui para que São João del-Rei seja digna de uma de suas mais consagradas denominações: Terra da Música. Assim bem pode ser definido o CD Salve Regina, lançado recentemente pelo Coral dos Coroinhas de Dom Bosco da Matriz do Pilar de São João del-Rei, para comemorar o quadragésimo aniversário de sua fundação.

A Associação dos Coroinhas de Dom Bosco foi criada pelo padre José Teixeira Pereira, auxiliado pela professora Irene Sacramento, tendo como pilares valorosos a educação, a piedade e a responsabilidade. Com atuação essencialmente religiosa, os coroinhas participam das liturgias, "acolitando" às mais diversas cerimônias da Catedral de Nossa Senhora do Pilar e "louvando ao Senhor com o aprimoramento do canto litúrgico, principalmente o canto gregoriano". O canto dos Coroinhas é fundamental em diversas celebrações da Semana Santa de São João del-Rei, especialmente nos Ofícios de Trevas / Canto de Matinas e Laudes, Canto da Paixão e cerimônias vespertinas da Quinta Feira Santa.

Engana-se quem pensa que ser coroinha é coisa só de menino. Prova disto é que quase a metade dos setenta membros da Associação e Coral dos Coroinhas de Dom Bosco é constituída por homens adultos, muitos dos quais casados e pais de família. Como paralelamente à aprendizagem do cantochão os primeiros meninos receberam aulas de flauta doce, flauta transversal e violino, interessaram-se também pelo estudo da música, graduando-se nesta modalidade artística. São alguns deles que, hoje adultos, estão à frente do Coral dos Coroinhas e se dedicam ao ensino e à manutenção desta que é uma das mais antigas manifestações musicais: o canto gregoriano. A  eles São João del-Rei muito deve agradecer.

O CD Salve Regina pode ser adquirido na Casa Paroquial do Pilar - Rua Monsenhor Gustavo, em frente à Capela do Santíssimo Sacramento / Sacristia da Boa Morte da Matriz do Pilar. Informações sobre o disco e o Coral podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-2568.
............................................................................
Fonte: Capa / encarte do CD Salve Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário