segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quando São Jorge andou, de corpo e alma, pelas ruas de São João del-Rei. E cobrou caro por isso...


Neste 23 de abril, dia de São Jorge, nada melhor do que recordar um capítulo pitoresco da história do santo guerreiro em São João del-Rei.

Consta que, no século XVIII, Jorge de Capadócia era figura de destaque na Procissão são-joanense de Corpus Christi. No começo e por vários anos, era representado por um personagem vivo, vestido a caráter, garboso e altaneiro com sua armadura, capa, capacete, escudo e lança. Por ter desempenhado tão importante papel, Domingos Leitão, no dia 31 de  1746, peticionou ao Senado da Câmara o pagamento por este serviço.

A partir de 1754, por vários anos, aconteciam na Vila de São João, na mesma data, duas procissões de Corpus Christi: uma pela manhã e outra à tarde, uma promovida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e outra pelo Senado da Câmara. São Jorge era o mesmo. Como a cobrança pelo serviço, agora então dobrado, inegavelmente aumentava a despesa daquela "festa régia", a Câmara Municipal, em 1765, decidida a reduzir os custos, encomendou a um santeiro local  a escultura de uma imagem de São Jorge, em tamanho natural e com pernas arqueadas, de modo que pudesse ser montada em um cavalo de verdade.

Assim se fez. A partir de então, por muitas décadas, era a imponente e expressiva imagem que saía, como a cavalgar um animal, na procissão do Corpo de Deus.

Mas o cavalo ficou velho e empacou. Sem cavalo, não tem negócio: nada feito! O ditado popular confirma: "enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé". Daí, desde 1847, o Santo Guerreiro  declina convites,  recusa intimações e não sai mais em procissão. Ficou um bom tempo na Prefeitura, vigiando os vereadores. Depois foi recolhido para um armário, num sobressalão lateral da Matriz do Pilar.

Hoje, prefere ver o tempo calmamente gotejar pelas beiras-seveiras dos telhados do Largo do Rosário. Mirar, com  grandes olhos vivos e arregalados, os turistas que  visitam o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei ...

Sobre outras peripécias de São Jorge em São João del-Rei, leia também http://www.diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/04/o-dia-em-que-sao-jorge-quase-caiu-do.html
............................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. Volume 1. 2a edição revista e aumentada. Imprensa Oficial. Belo Horizonte. 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário