sexta-feira, 13 de abril de 2012

São João del-Rei celebra, com muita festa, cultura e oração, os 202 anos da serva de Deus, Nhá Chica

Cinema, música, palestras, via sacra, "cristoteca", romaria de motociclistas, congada, solene celebração eucarística, toque de sinos, terço luminoso, exposição de arte temática. Esta é a síntese das atividades que, na semana de 22 a 29 de abril, movimentarão São João del-Rei. Mais precisamente o distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes. Qual o motivo de tanta festa?  A comemoração dos 202 anos de nascimento e batismo de Francisca de Paula, a popular Nhá Chica.

Em processo de beatificação no Vaticano, Nhá Chica pode ser a primeira santa autenticamente brasileira. Tem-se como data de seu aniversário o dia 26 de abril de 1810 e grande parte de sua vida passou-se na cidade mineira de Baependi, para onde mudou-se quando criança e fixou-se até morrer.

Além de celebrar o nascimento, batismo e vida daquela que, por sua dedicação religiosa, tornou-se conhecida como a "serva de Deus", a programação lançará luzes sobre a riqueza cultural pouco conhecida e pouco divulgada de sua terra natal. O distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, à sombra da opulência barroca de São João del-Rei, comprovadamente detém importante patrimônio natural, urbanístico, arquitetônico, bens integrados, bens móveis, documentais e imateriais.

Segundo o historiador Lúcio de Oliveira, pesquisas apontam que o grupo de congado Nossa Senhora do Rosário existe no distrito do Rio das Mortes desde 1695. É, portanto, uma das mais antigas expressões da cultura negra em Minas Gerais. Talvez a única ainda em atuação. Já a banda de música Lira do Oriente Santa Cecília, também daquele distrito, tem como data provável de sua fundação o ano de 1895.

Quem tiver oportunidade de participar das comemorações dos 202 anos de nascimento e batismo de Nhá Chica, não perca. Com certeza vivenciará aspectos pouco conhecidos da história e da cultura de São João del-Rei.
..........................................................................
Fonte: Instituto Nhá Chica in http://saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/2267

Nenhum comentário:

Postar um comentário