Há 305 anos, no dia 1º de junho de 1708, foi fundada, em São João del-Rei, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. É a primeira Irmandade do Rosário instituída em Minas Gerais e a segunda mais antiga do Brasil dedicada à Virgem que traz sentado em um dos braços Jesus Menino e na outra mão um longo rosário, composto por mais de 150 contas, cada uma correspondendo a uma Ave Maria a ser rezada durante a oração.
1719. Este registro na pedra da portada da igreja do Rosário de São João del-Rei informa o ano que a igreja começou a ser erguida e sua localização - á direita da Matriz do Pilar e ostensivamente em frente à igreja de Nossa Senhora do Carmo - não deixa dúvidas quanto à importância daquela irmandade na sociedade são-joanense na segunda década do século XVIII, época em que o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes foi elevado à condição de vila, com o nome de São João del-Rei.
É um templo simples, porém leve e muito gracioso. Sua fachada, singela, ganhou torres no começo do século XX e seu interior, apesar de despojado, é a um só tempo elegante, alegree acolhedor. No altar-mor, a imagem da virgem, em tamanho natural, é uma das mais belas esculturas sacras do Brasil colonial.
A Irmandade do Rosário, além da festa de sua padroeira, comemorada durante todo o mês de outubro, é responsável também pelas comemorações do Natal e da Epifania. As celebrações começam no dia 16 de dezembro, com a Novena do Menino Jesus, e se estendem até o dia 6 de janeiro, quando a imagem do Menino Deus, sentado em um trono de rei, sai em pequena procissão.
Entre novena e rasoura, na igreja do Rosário se executam os tencões de Natal, a barroca Missa do Galo e o canto do Te Deum Laudamos, A Orquestra Lira Sanjoanense - a mais antiga das Américas - cuida da parte musical, em grande parte de autoria do compositor são-joanense Padre José Maria Xavier.
É tudo tão bonito que vale a pena, desde já, você reservar, na sua agenda de dezembro, pelo menos o dia do Natal e sua véspera para visitar a igreja do Rosário e ver de perto todas as cerimônias que ali acontecem.
Comentários
Postar um comentário