terça-feira, 13 de novembro de 2012

São João del-Rei homenageia, com uma semana musical, Santa Cecília, padroeira dos músicos


 Sem dúvida, mais do que um presente, a música é uma das maiores virtudes que Deus deu a São João del-Rei. Do erudito das músicas barrocas ao popular dos sambas e das congadas, na 'Terra dos Sinos' ela está presente em todas as horas: na alegria e na tristeza,na saúde e na doença (e até na morte!)  nas procissões e no Carnaval, nos ambientes sagrados e nos bares, nos teatros,  nas praças públicas e até mesmo no meio da rua... Enfim, em São João del-Rei, a música é onipresente: está o tempo todo, em toda parte, ao mesmo tempo.

Reconhecendo este mérito, a cidade realiza anualmente, no período de 14 a 22 de novembro, a Semana da Música, sempre em homenagem a Santa Cecília  - padroeira dos músicos. É uma semana atípica, pois começa em uma quarta-feira (14) e tem 9 dias, se encerrando numa sexta-feira (22), dia consagrado à santa, cuja imagem (foto) desfruta o privilégio de ficar no nicho de um altar dourado, na Matriz do Pilar.

Como não poderia deixar de ser, é uma semana repleta de música, da qual participam dez corporações musicais são-joanenses, de bandas a orquestras sinfônica e barroca. Os eventos, todos gratuitos, em sua grande maioria acontecerão à noite. Se você estiver em São João del-Rei, não perca!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário