segunda-feira, 19 de novembro de 2012

São João del-Rei está em toda parte. Até onde ninguém imagina...


São João del-Rei ainda não tem, mesmo que preliminar, um catálogo das obras fotográficas ou pictóricas que retratam sua paisagem e suas manifestações culturais. Carlos Bracher, Pancetti, Alfredo Norfini, Oscar Araripe, Tom Maia, Pedro Oswaldo Cruz, Gil Prates e muitos outros pintores e fotógrafos acharam sublime inspiração em nossas igrejas, pontes e casarios e tudo perenizaram em fotografias e pinturas que muitos de nós desconhemos ou ignoramos.

Quem advinha qual é a paisagem que serve de fundo para esta fotografia do grande compositor popular Herivelto Martins? Isso mesmo: nada mais, nada menos do que a igreja do Rosário, tendo, à esquerda, um pouco do casario de seu largo, e, à direita, a entrada da Rua Santo Antônio.

A  fotografia foi publicada pelo jornal Correio Braziliense, na edição do sábado, 17 de novembro, no caderno Diversão & Arte, como ilustração da matéria Um rei de volta ao trono, sobre a obra e o centenário de nascimento de Herivelto Martins.

Se Herivelto, ou se sua esposa Dalva de Oliveira, estiveram em São João del-Rei, não se sabe. Gal Costa o trouxe à cidade em 1973, no show Índia, quando cantou Ave Maria do Morro. Mas o certo é que, possivelmente, Herivelto Martins tinha algum encanto pela paisagem são-joanense, pois não seria sem motivo que ele tinha em sua casa o quadro que lhe serviu de moldura para a foto.

Herivelto Martins. Na matéria, "Um rei de volta ao trono". Na fotografia, mais um rei em São João del-Rei!

E então: que tal ouvir a música Cabelos Brancos, de Herivelto, em duas batidas, modernas porém diferentes? Uma levada por Paulinho Moska e outrs por Baia e Bárbara Ohana? Esta segunda é meio jazz, meio  jam session e, de quebra, funde Cabelos Brancos com Summertime, unindo num abraço musical Herivelto Martins e Guershwin. Diante disso, apure os ouvidos, aumente o som ou ponha o fone de ouvido...


Nenhum comentário:

Postar um comentário