sexta-feira, 15 de junho de 2012

Muxinga. Em São João del-Rei todo mundo sabe onde fica. Pouca gente sabe o que significa


Famosa em São João del-Rei por ser o endereço do artesanal e encantado presépio natalino (foto), de dois grandes e centenários cemitérios e, mais recentemente, da Capela do Espírito Santo e do Memorial Natividade, a ladeira da Muxinga é um lugar bastante conhecido dos são-joanenses. Inclusive é a rua onde muitos, contrariados, passam pela última vez, a caminho da derradeira morada.

Não fosse a urbanização, com certeza facilmente se confundiria com um morro, parte de uma montanha, tão acentuadas são suas curvas e inclinações. Em uma subida tem até duas alternativas de acesso: uma para carros e outra para pedestres, a segunda na forma de escadaria de pedras, disfarçada em degraus largos, com corremão de ferro. Do alto da Muxinga se tem belas e inusitadas visões facetadas e conjuntas do harmonioso e barroco centro histórico são-joanense, com suas torres, janelas, jardins e telhados.

Tudo indica que o nome Muxinga existe desde as primeiras décadas da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes à categoria de Vila de São João del-Rei, mas nem todos sabem o que a estranha denominação significa. O saudoso historiador Fábio Nelson Guimarães, no seu livro Ruas de São João del-Rei, escreve linhas elucidativas sobre o topônimo Muxinga.

Sujeira, pancadaria e bordoada, ele aponta como sinônimos de Muxinga, e lembra que esses significados têm muito a ver com a localidade. Afinal, fica atrás da antiga cadeia pública (hoje Museu de Arte Sacra) e era o local onde os presos, no tempo colonial, eram levados para, sob ameaças e violências, confessarem suas culpas. Sem dúvida, muita sujeira, pancadaria e bordoada rolou por ali...

Outro sentido que ele apresenta para a palavra Muxinga é "depressão de solo, onde se acumulam sujeiras e ouro de aluvião" e, neste mesmo sentido, informa que Muxinga é palavra africana, que dá nome a "uma serra ao norte de Moçambique, muito rica em ouro."

Bom, o que é Muxinga, agora quem leu sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário