quarta-feira, 5 de novembro de 2014

São João del-Rei tem duas das seis mais belas igrejas de Aleijadinho



Aleijadinho presenteou São João del-Rei com o projeto de duas das seis igrejas barrocas que especialistas consideram as mais belas do barroco mineiro. As das Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco de Assis. Se em quantidade  parece pouco, é só lembrar que duas é um terço de seis!

Retribuindo o tesouro recebido do maior gênio do barroco nas Américas, a cidade desenvolverá uma vasta programação para homenagear o grande mestre, neste mês e ano em que se comemora o bicentenário de sua chegada ao mundo.

Até o momento, já estão programados onze eventos, distribuídos no período de 11 a 30 de novembro: exposições, palestras, lançamento de livros e de documentário, recitais e concertos. Eles acontecerão principalmente no Museu de Arte Sacra, no Teatro Municipal e na delicada Capela do Espírito Santo.

Mas não será surpresa se este rosário cultural estender-se por outros espaços coloniais do centro histórico e aumentar ainda mais com jantar harmonizado, intervenção urbana, missas cantadas, fotografia, poesia, teatro e outras realizações.

Quando o assunto é arte, beleza e cultura, São João del-Rei é fartamente barroca. Tanto quanto o Céu que Aleijadinho espalhou por estas Minas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário