quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Negritude, consciência, direitos, conquistas, igualdade & cidadania em São João del-Rei

O Brasil inteiro comemorou hoje o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. São João del-Rei está comemorando a semana inteira, com palestras, panfletagem, encontro de zeladores de santo (orixás), cinema, desfile da beleza negra, cortejo, danças e artes afrobrasileiras e outras atividades do Ponto de Memória Batuques / Casa do Tesouro. Tendo começado no dia 18 e prosseguindo até o dia 28, será uma semana de 11 dias. Não se espante, em São João del-Rei isto é possível, e até muito comum.

Grande parte dos eventos acontece no centro histórico, em edifícios coloniais e nos largos e ruas mais antigas da cidade, mas a programação se estendeu também pela periferia, como o Bairro Araçá, famoso por seus grupos de congada e folia de reis.

Como era de se esperar, o evento, como um todo, visa a valorização e afirmação do povo negro são-joanense, o combate ao racismo e ao preconceito; a informação, mobilização e luta por igualdade, direitos, reconhecimento e cidadania. Daí seu enfoque etno-religioso, cultural, artístico, acadêmico e cidadão.

Sente-se falta, nele, da participação das agremiações carnavalescas, dos grupos de folia de reis e de congada e das orquestras barrocas, já que os negros são parte importante e quantitativamente expressiva de sua composição.

Louvável, muito louvável, foi a inclusão - na programação comemorativa - da inauguração do trevo de entrada para o distrito são-joanense de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, onde nasceu e foi batizada a beata Nhá Chica. A intenção, inclusive, da inauguração do monumento que representa a beata e sua pia batismal acontecer na Semana Municipal da Consciência Negra é destacar que nossa conterrânea Nhá Chica é a primeira negra beatificada do Brasil.

Leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/05/quilombos-e-neoquilombos-de-sao-joao.html

Foto da abertura http://oglobo.globo.com/rio/restauracao-da-estatua-de-zumbi-ainda-espera-licitacao-2960797

Nenhum comentário:

Postar um comentário