quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nhá Chica: de São João del-Rei para o Sambódromo carioca, via Baependi


Quando nasceu em Santo Antonio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, em 1808, a menina Francisca de Paula de Jesus, filha de uma escrava, não imaginava que seu nome e sua história iriam ultrapassar fronteiras e continentes. De São João del-Rei para Baependi, de Baependi para Minas Gerais e para todo o Brasil, do Brasil para o Vaticano e de lá para o mundo inteiro. A negra, analfabeta, afilhada de Nossa Senhora da Conceição e Serva de Deus, conhecida também como 'mãe dos pobres', foi beatificada em maio de 2013.

Agora, em fevereiro do ano que vem, mais uma vez Nhá Chica vai ser destaque no Brasil e no mundo, porém passando por um caminho incomum, pouco ortodoxo mesmo, para uma beata que não vê a hora de ser santificada: o Sambódromo do Rio de Janeiro. Sua história vai ser o enredo da Escola de Samba Tradição, no Carnaval de 2015, que tem o título Nhá Chica, a beata negra e guerreira do Brasil.

E não haveria forma mais brasileira nem mais eficaz para propagar a fé e difundir a humildade e outras virtudes de Nhá Chica. Afinal, durante 50 minutos, sua trajetória iniciada no distrito são-joanense do Rio das Mortes há 206 anos e ainda trilhando o caminho da santificação será contada em um samba-enredo e com fantasias, alegorias, destaques, evolução, comissão de frente, ala das baianas e tudo o que faz uma escola de samba encantar milhões de pessoas em muitos países de vários continentes.

Esta não será a primeira vez que a história de São João del-Rei desfilará como enredo carnavalesco de uma importante escola de samba do Rio de Janeiro, no caso, a Escola de Samba Tradição. Em 2006, portanto há menos de uma década, a cidade foi o tema do desfile da Escola de Samba União da Ilha, no enredo As minas del Rei São João.

Antes ainda, em 2002, a Escola de Samba Unidos da Ponte saudou nossa cidade e um de seus filhos mais ilustres com o enredo De Minas para o Brasil: Tancredo Neves, o mártir da Nova República.

Para saber mais sobre este tema, acesse 

http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/09/nha-chica-estrela-do-rio-das-mortes.html

http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2011/01/as-minas-del-rei-sao-joao.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário