sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Começou a Semana Santa dos Mulatos em São João del-Rei.

 Mais uma vez, desde o dia 5 de agosto - e até o dia 15 - São João del-Rei está revivendo, como faz desde a segunda metade do século XVIII, uma de suas mais importantes celebrações religiosas. A festa da Boa Morte que, composta por uma novena e duas procissões, dura onze dias.

É uma das festividades mais ricas e grandiosas da cidade, tanto que em determinada época ficou conhecida como a "Semana Santa dos Mulatos", por serem predominantemente mulatos os membros da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte. Pelo próprio espírito do que comemora - o sono profundo, a assunção aos Céus, e a coroação de Nossa Senhora pelas três pessoas da Santíssima Trindade -, a parte musical é delicada, leve e gloriosa e reúne obras barrocas de vários compositores locais. Inclusive de compositores do século XX e de nosso tempo.

Confira, neste vídeo, o requinte e a complexidade do toque A Senhora Morta, considerado o mais belo e sofisticado de São João del-Rei. É executado da noite do dia 13 até a manhã do dia 15 de agosto, no sino da Boa Morte, na lateral externa da torre direita da Matriz do Pilar.Esta  gravação e edição foram feitas por Helvécio Benigno.


Um comentário:

  1. Ótimo vídeo. Revela com detalhes as partes que compõe o todo do conjunto do toque, sem dúvidas, o mais musical que temos. Edição feita por pessoa sensível, que consegue captar a essência. Parabéns, prezado Emílio, sempre nos revelando estas preciosidades. Abç.

    ResponderExcluir