quinta-feira, 10 de julho de 2014

Novena de Nossa Senhora do Carmo: orvalhada pétala musical e barroca de São João del-Rei

Desde o dia 7 deste julho - e até o dia 15 do mesmo mês -, acontece toda noite, em São João del-Rei um evento divino e sublime, que mistura arte, fé, música, imaginação, história, perfume, lembrança, memória, graça, cultura, alegria, recordação, beleza, encantamento e tradição. É a Novena do Carmo, que prepara o coração e os sentidos do povo são-joanense para as pomposas celebrações que, no dia 16, vão homenagear Nossa Senhora do Carmo.

Virgem de devoção muito popular em várias cidades históricas de Minas Gerais, em São João del-Rei seu culto é especialmente grandioso  e começou em 1727, na Matriz do Pilar, com a Confraria do Escapulário. Criada a Irmandade do Carmo, em 1732, logo deu-se início à construção da igreja, que é considerada um dos seis mais belos templos criados por Aleijadinho. Em 1746 a Irmandade foi elevada a Ordem Terceira.

A Novena de Nossa Senhora do Carmo, celebrada em São João del-Rei é barroca, composta por músicos são-joanenses setecentistas e oitocentistas e executada por ninguém menos do que a Orquestra Ribeiro Bastos.

Tal novena foi gravada há 36 anos em um disco de vinil, que hoje é raridade. Há poucos anos, foi novamente gravada em um CD independente que, por sua pequena tiragem, é pedra preciosa a ser garimpada na cidade. Não é muito fácil, mas vale a pena esforçar-se para encontrá-lo, pois tem peças delicadas, compostas pelo Padre José Maria Xavier, Jerônimo de Souza Lobo, Manuel Dias de Oliveira e João Francisco da Matta.

Conheça, abaixo, um trecho da Novena de Nossa Senhora do Carmo, gravado em 2008. Registro histórico importante, que mostra à frente da Orquestra Ribeiro Bastos a grande e saudosa maestrina Maria Stella Neves Valle.


Sobre a Festa do Carmo em São João del-Rei, leia também:
. http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/07/o-fotografo-que-viu-o-ceu-nas-barrocas.html
. http://www.diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/07/festa-barroca-de-nossa-senhora-do-carmo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário