O Museu Regional de São João del-Rei pertence ao Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Criado em 1963, em um dos mais belos edifícios coloniais oitocentistas de três andares da cidade e até do estado de Minas Gerais, representa e apresenta muitas conquistas histórico-culturais que se consolidaram ao longo destas seis décadas.
Uma delas é que deu destinação museológica para um casarão que nos anos quarenta começou a ser demolido, mas teve a obra interditada e foi tombado pelo SPHAN, o que possibilitou sua restauração e revitalização. Assim, tornou-se um dos mais nobres territórios de cidadania da cidade, e também da região.
Outra é que oportunizou a formação de um acervo rico e diversificado, que conta capítulos importantes da história da Vila de São João del-Rei e da Comarca do Rio das Mortes, por meio de obras de arte, documentos, instrumentos de trabalho, peças religiosas, móveis, armas, liteiras, utensílios domésticos, instrumentos musicais e uma infinidade de objetos que nos levam de volta aos séculos XVIII e XIX. Deste modo, expõe do que se guarda na intimidade da casa ao que se mostra ou se vê na rua, do universo privado e particular ao que é mais público, impessoal e visível. Tudo na moldura de tempos passados.
Além destas conquistas, na última década tem servido de teto, inspiração e impulso para a criação de um espaço cultural que cada dia mais se firma como um moderno centro de memória e arte, ao promover frequentemente exposições temporárias, concertos, palestras, visitas guiadas e outras atividades de integração da comunidade com sua história.
Deste modo, o Museu se abre para a sociedade são-joanense se mostrar, se perceber, se conhecer e se reconhecer. E também serve como uma vitrine do tempo, onde visitantes e turistas - por meio do olhar, do entender e do compreender - dialogam com a história e se enriquecem com a cultura de São João del-Rei.
Para saber mais sobre o Museu Regional de São Joao del-Rei, veja o vídeo abaixo. Ele é aberto com um longo comercial e apresenta outros ao longo do texto, mas é muito completo e informativo, inclusive sobre a história da cidade. Clique e assista!
Comentários
Postar um comentário