Pular para o conteúdo principal

Inconfidência dos escravos: Reis foram presos na Quaresma de São João del-Rei.


Da história colonial de São João del-Rei, especialmente de alguns capítulos, pouco se fala. A bem da verdade, deles nada se fala, principalmente quando não exaltam fatos grandiosos, vangloriam feitos gloriosos, louvam atos destemidos e corajosos daqueles que, por razões que aqui não vem ao caso, foram consagrados como heróis. Assim como em quase toda parte, também aqui a história dos oprimidos não consta dos livros de História. Uma pena. Mas vamos adiante...

Desde os anos setecentos, a Quinta-Feira Santa sempre sensibilizou e mobilizou fortemente a população de São João del-Rei. Principalmente as cerimônias da Última Ceia do Senhor e do Lava-pés, além da visitação às igrejas, que retratam primorosamente e com grande criatividade as cenas bíblicas que contam os milagres, sermões e outras passagens da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vem daquela época o costume, ainda hoje muito vivo, de na noite de Quinta-Feira Santa visitar uma a uma as belas igrejas barrocas e capelas do nosso centro histórico. De jogar uma moeda na bandeja de prata quando, tocando a matraca na porta dos templos, os meninos gritam "para a cera do Santo Sepulcro" e de recolher em algum altar e de lá levar para casa galhos ou molhos de arnica e rosmaninho.

Do mesmo modo, todos conhecemos bem a história da escravidão no Brasil. A exploração, a desumanização, os tormentos, as torturas e todas as bestialidades que aturdiam, atormentavam e aterrorizavam os negros escravizados, praticadas pela sociedade colonial. Lamentavelmente ainda hoje persistem em nosso meio muitos comportamentos discriminatórios cruéis e primitivos que são herança daqueles tempos.

- A Quinta-Feira Santa e a escravidão: o que uma coisa tem a ver com a outra? Como São João del-Rei foi palco desta história? 
- Calma! É disto que vamos falar a seguir...

Corria o ano de 1719 e, portanto, os territórios de Minas e de São Paulo ainda estavam unidos na unidade geopolítica denominada Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. 

Indignados com a situação desumana a que eram submetidos, desde que foram sequestrados da África e trazidos para o Brasil, os negros escravizados que penavam em solo mineiro viram, na tradição religiosa da Quinta-Feira Santa, a oportunidade de armar-se e virar o jogo, fundando um reino negro nas montanhas de  Minas. Para isso, pretendiam aproveitar a ida de seus senhores e família à  visitação, para se apossar das armas que ficaram na casa e, com elas, enfrentar à força seus senhores, fazendo jorrar o sangue que fosse necessário para conseguirem concretizar seu sonho de liberdade. Afinal, no seu dia a dia em terras brasileiras, eles sentiam na pele que viviam em um mundo impiedoso, onde a morte e o sangue eram pataca de pouco valor.

A intenção secreta foi planejada com a antecedência necessária para que pudesse contar com a participação de todos os escravizados. Para espalhar a notícia nas senzalas, os negros viajantes iam comunicando o plano a todos os irmãos de cor que encontravam, para que eles também aderissem ao movimento e seguissem a mesma estratégia. Quinta-Feira Santa de 1719, à noite, quando os senhores saíssem para as funções religiosas daquele dia.

Entretanto, mesmo sendo grande e forte a união em torno desse ideal comum, uma discórdia sobre a etnia do futuro rei e da rainha (deveriam ser sudaneses ou bantos?), transformada em disputa, quebrou a unidade dos líderes, desaguando em uma fatídica delação ao representante da Coroa Portuguesa. Como consequência, o movimento foi cruelmente desbaratado, antes mesmo de ser posto em prática.

Para colocar um ponto final nesta história, seguindo ordem do Conde de Assumar, então governador da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, o tenente João Ferreira Tavares veio à Vila de São João del-Rei e aqui prendeu os  candidatos reais bantu e sudanês (Angola e Mina). Além deles, também levou consigo, para julgamento, o séquito dos "cabeças" da corajosa e interrompida rebelião. Como era de se esperar naquela época, alguns foram condenados à morte e outros aos mais penosos e cruéis trabalhos nas galés do Rio de Janeiro.

Você já tinha ouvido falar desse capítulo de nossa antiga história?
..............................................................
Texto e foto: Antonio Emilio da Costa
Fontes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debaixo de São João del-Rei, existe uma São João del-Rei subterrânea que ninguém conhece.

Debaixo de São João del-Rei existe uma outra São João del-Rei. Subterrânea, de pedra, cheia de ruas, travessas e becos, abertos por escravos no subsolo são-joanense no século XVIII, ao mesmo tempo em que construíam as igrejas de ouro e as pontes de pedra. A esta cidade ainda ora oculta se chega por 20 betas de grande profundidade, cavadas na rocha terra adentro há certos 300 anos.  Elas se comunicam por meio de longas, estreitas e escuras galerias - veias  e umbigo do ventre mineral de onde se extraíu, durante dois séculos, o metal dourado que valia mais do que o sol. Não se tem notícia de outra cidade de Minas que tenha igual patrimônio debaixo de seu visível patrimônio. Por isto, quando estas betas tiverem sido limpas e tratadas como um bem histórico, darão a São João del-Rei um atrativo turístico que será único, no Brasil e no mundo. Atualmente, uma beta, nas imediações do centro histórico, já pode ser visitada e percorrida. Faltam outras 19, já mapeadas, dependendo da sensi

Em São João del-Rei não se duvida: há 250 anos, Tiradentes bem andou pela Rua da Cachaça...

As ruas do centro histórico de São João del-Rei são tão antigas que muitas delas são citadas em documentos datados das primeiras décadas do século XVIII. Salvo poucas exceções, mantiveram seu traçado original, o que permite compreender como era o centro urbano são-joanense logo que o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes tornou-se Vila de São João del-Rei. O Largo do Rosário, por exemplo, atual Praça Embaixador Gastão da Cunha, surgiu antes mesmo de 1719, pois naquele ano foi benta a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nele situada e que originalmente lhe deu nome. Também neste ano já existia o Largo da Câmara, hoje, Praça Francisco Neves, conforme registro da compra de imóveis naquele local, para abrigar a sede da Câmara de São João del-Rei. A Rua Resende Costa, que liga o Largo do Carmo ao Largo da Cruz, antigamente chamava-se Rua São Miguel e, em 1727, tinha lojas legalizadas, funcionando com autorização fornecida pelo Senado da Câmara daquela Vila colonial.  Por

Padre José Maria Xavier, nascido em São João del-Rei, tinha na testa a estrela da música barroca oitocentista

 Certamente, há quase duzentos anos , ninguém ouviu quando um coro de anjos cantou sobre São João del-Rei. Anunciava que, no dia 23 de agosto de 1819, numa esquina da Rua Santo Antônio, nasceria uma criança mulata, trazendo nas linhas das mãos um destino brilhante: ser um dos grandes - senão o maior - músico colonial mineiro do século XIX . Pouco mais de um mês de nascido, no dia 27 de setembro, (consagrado a São Cosme e São Damião) em cerimônia na Matriz do Pilar, o infante foi batizado com o nome  José Maria Xavier . Ainda na infância, o menino mostrou gosto e vocação para música. Primeiro nos estudos de solfejo, com seu tio, Francisco de Paula Miranda, e, em seguida dominando o violino e o clarinete. Da infância para a adolescência, da música para o estudo das linguas, José Maria aprendeu Latim e Francês, complementando os estudos com História, Geografia e Filosofia. Tão consistente era seu conhecimento que necessitou de apenas um ano para cursar Teologia em Mariana . Assim, j