segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Democratizar mais a cultura de São João del-Rei. Compromisso há 5 anos levado a sério!

Na impermanência do mundo atual, com suas transformações velozes e radicais, ofícios, funções, serviços, profissões, produtos, materiais, tecnologias, empresas, organizações, técnicas e até mesmo verdades seculares caem por terra a todo instante. Prova disto é que a cada dia instituições tradicionais fecham as portas e até mesmo, segundo dados estatísticos, poucas são as empresas que, recém-criadas, conseguem ultrapassar três anos de vida. Assim, para um veículo eletrônico voltado para temas de interesse específico e muito restrito, comemorar com jovialidade o 5º aniversário de existência é, sem dúvida, uma grande vitória.

Diante disto, hoje é  dia de festa para o Almanaque Eletrônico Tencões e Terentenas que, há pouco mais de 3 horas, completou cinco anos de existência. O almanaque nasceu às 13h27min do dia 4 de janeiro de 2011, quando fez a primeira publicação, chamada Democratizar mais a cultura de São João del-Rei, ilustrada com a imagem acima. Nela, o almanaque já dizia a que veio: resgatar, divulgar e difundir a cultura e a memória de nossa cidade, visando contribuir para a elevação da auto-estima do povo são-joanense, para a valorização das tradições e da paisagem local e para a união e o comprometimento de todos em um esforço pela conservação e preservação do patrimônio vivo, material e imaterial de São João del-Rei.

Nestes 5 anos, foram publicados 734 posts, correspondendo a uma média de 147 posts por ano e 12,5 posts por mês, ou seja, 1 post a cada 2,5 dias. O número de visitas, totalizou 153.521, o que significa 30.704 ao ano, 2.560 ao mês, 85 ao  dia e 3,6 acessos por hora. Além do Brasil, o almanaque é também muito visitado nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Ucrânia, França, Holanda, Canadá, Dinamarca e Índia.

Fatos históricos que remontam ao nascimento do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar e da Vila de São João del-Rei, histórias curiosas e situações pitorescas que aconteceram na cidade nestes três séculos de existência, as tradições esquecidas e as ainda hoje cultuadas, personagens heroicos, simples e populares de todos os tempos, signos, símbolos e sinais peculiares de nossa terra. Tudo isto transformam-se em posts neste Almanaque Eletrônico, que tem como url diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.

Cinco anos já se foram. Deseja-se que muitos cinco outros ainda venham. Neste e em outros formatos. Como por exemplo no Vertentes & Conexões Culturais de São João del-Rei https://www.facebook.com/vertenteseconexoesculturais/ , que divulga atualidades e o dia a dia da cultura, do patrimônio, da memória, das tradições, dos saberes e da riqueza cultural de nossa cidade e de nosso povo.

Entretanto, esta ação será tão mais interessante e seus resultados tão mais úteis e efetivos quanto mais contar com a participação de todos, colaborando com informações, dicas, livros e materiais que possam servir como fontes de inspiração e referência para posts e outros produtos a serviço de nosso bem maior: a cultura material e imaterial, popular e erudita, religiosa e profana, antiga e contemporânea de São João del-Rei.


2 comentários:

  1. Prezado Emílio: é mais que merecido o reconhecimento e a parabenização pelo seu excelente trabalho em prol da cultura, seja por meio deste Almanaque ou em outras frentes de ação. Vida longa!!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ulisses, parceiro fiel e igual guerreiro na luta pela cultura e pela memória. Conto muito com seu incentivo. Grande abraço.

      Excluir