sábado, 7 de março de 2015

Anjos del-Rei - O espelho do céu nas procissões de São João del-Rei


Ser anjinho nas procissões de São João del-Rei é um momento especial e mágico na vida das crianças. A túnica, a coroa de flores, as asas, caminharem legião entre as alas das irmandades, à frente dos andores incensados, ao som da banda, da orquestra e dos sinos. Tudo isto cria uma emoção
que é lembrada para sempre como um momento feliz, por toda a vida.

Além disto, vestir-se de anjinho faz parte de um processo evangelizador, que aproxima a criança da Igreja e da religiosidade, por meio da beleza, da pureza e da inocência, que são estrelas brilhantes na alma infantil.

Sair de anjinho nas procissões é um presente valioso que pais, padrinhos e avós podem oferecer às crianças, como momentos de sublime recordação; a  São João del-Rei, com o embelezamento das tradicionais procissões, e a Deus, pela louvação de Seu Reino, que é feito de amor e paz.

...................................................

O projeto Anjos del-Rei prevê a formação de um banco de imagens com fotografias antigas e recentes de anjinhos das procissões de São João del-Rei, para futura montagem de exposição. Participe e apoie, enviando fotos antigas  e atuais para os seguintes e-mails:

Atitude Cultural / SJDR Transparente – alzirah@gmail.com
Tencões e terentenas / Vertentes & Conexões Culturais de SJDR - emiliosjdelrei@gmail.com
....................................................................
As roupas de anjo, coroas e asas podem ser doadas através do professor Anthony, do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier (32-33718781), e de Kátia, do Museu de Arte Sacra (32-33717005), lembrando que as procissões da Festa de Passos começam no próximo dia 13 e a Procissão do Encontro será no domingo, dia 15.

.....................................................................................

Esta campanha é uma realização da Associação dos Amigos de São João del-Rei e do Museu de Arte Sacra, com o apoio da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, da ONG Atitude Cultural, do Almanaque Eletrônico Tencões e terentenas, da Vertentes & Conexões Culturais de SJDR, do Grupo de Jovens da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e do SESI/DN.

Foto gentilmente cedida por Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário