domingo, 4 de janeiro de 2015

Almanaque Eletrônico Tencões & Terentenas: 4 anos badalando a cultura e a história de São João del-Rei

Às 13 horas e 26 minutos deste domingo, quarto dia do mês de janeiro do 2015º ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, este Almanaque Eletrônico Tencões & Terentenas completou quatro anos na blogosfera.

Na humildade do que representam 1.460 dias diante dos três séculos de história e cultura que pretende divulgar, Tencões & terentenas publicou na internet 700 posts exclusivamente sobre São João del-Rei: suas tradições, suas peculiaridades, seu povo, sua interpretações, sua arte, curiosidades, fatos interessantes, gastronomia, expressões e manifestações culturais - enfim tudo o que faz da "terra onde os sinos falam" um território especial.

Fruto de pesquisa e ousadia, o almanaque encontrou uma linguagem própria para dar seu recado, na busca de conquistar e envolver o internauta, transformando-o em agente de preservação, divulgação e difusão da cultura são-joanense. Ao povo desta terra, Tencões & Terentenas busca aumentar a auto-estima sociocultural-cidadã, tornando-o guardião de sua riqueza cultural, o que - inegavelmente - reflete na melhoria de seu bem-estar e qualidade de vida.

Modestamente e aos poucos, este almanaque eletrônico está conseguindo cumprir a missão a que se propõe. Ao completar quatro anos, sua contabilidade se aproxima de 130 mil acessos, ou seja, 90 acessos / dia ou, ainda, 4 acessos / hora, o que representa um acesso a cada 15 minutos. Frequentemente é reproduzido em outros blogs, sites e no Facebook e já foi citado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei - com reprodução de trecho de matéria - na "Solicitação de Tombamento do Laboratório Cera do Doutor Lustosa".

Uma aspiração ainda não alcançada é servir de instrumento de apoio pedagógico nas ações de educação patrimonial e de ensino formal da história e da cultura de São João del-Rei, nas salas de aula das escolas de ensino fundamental e médio da cidade. Mas um dia, mais cedo ou mais tarde, isto ainda acontece...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho, Emilio! Sou muito fã! Muitos anos mais para este blog! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kk, obrigado. Também sou seu fã e admiro muito o "Ambição Literária". Nele, você nos presenteia com textos incríveis, num estilo e linguagem muito próprios e gostosos de ler. Grande abraço.

      Excluir