domingo, 12 de outubro de 2014

São João del-Rei, com glórias e louvor, agradece e pede bênçãos à sua padroeira


Desde cedo, vive hoje São João del-Rei uma atmosfera diferente. Mal o dia amanheceu e uma alegria solene está debruçada nas sacadas e nas janelas. De tempos em tempos, desde cedo, os sinos da Matriz do Pilar dobram e repicam festivos. Vestidas com um retoque a mais na roupa de ver Deus nos domingos, homens e mulheres atravessam as sete pontes de pedra e de ferro que se curvam sobre o Córrego do Lenheiro e todas levam rumo à Rua Direita, a uma escadaria e adro altivo, ao altar dourado de Nossa Senhora do Pilar, "excelsa padroeira de São João del-Rei".

 Hoje, 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora do Pilar, o que por si só todo ano, nestas terras, é motivo de louvor e festa. Mas em 2014 São João del-Rei tem um motivo a mais para celebrar: os sessenta anos da coroação pontífícia da imagem da Virgem que socorreu o apóstolo Tiago na cidade espanhola de Zaragoza. Aqui, reverenciando sua magestade, recebeu em 1954 uma grande coroa de ouro garimpado nas minas e betas da Serra do Lenheiro, do Alto das Mercês, do Cassoco, da Bica da Prata e de outros locais auríferos são-joanenses.

Am festa começou no dia 3, com uma novena barroca e se encerra hoje, com celebrações que se intercalam preenchendo por todo o dia. com missas solenes, Liturgia das Horas, Vésperas Solenes de Nossa Senhora, encerrando-se à noite, com procissão barroca e canto do Te Deum Laudamus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário