domingo, 5 de janeiro de 2014

Tencões e terentenas: três anos e quase cem mil vezes São João del-Rei!


O Almanaque Eletrônico Tencões e Terentenas completa, nestes primeiros dias de janeiro de 2014, três anos de existência. Nele, em publicações quase que diárias, foram divulgados 600 posts sobre a cultura de São João del-Rei, não somente nos aspectos históricos, artísticos, eruditos e religiosos, mas também sobre as manifestações espontâneas e sobre as mais diversas formas de expressão da cultura popular da "cidade onde os sinos falam". O número de acessos, hoje, aproxima-se de 100 mil.

Neste tempo, foram publicados 251 mensagens, recebidas  de quem, tendo lido o almanaque, se dispôs a encaminhar comentários, em sua maioria respondidos pelo autor desta publicação eletrônica.

Com satisfação, percebe-se que Tencões e Terentenas está cumprindo sua missão de ser útil no processo de valorização, divulgação e difusão da cultura e da memória de São João del-Rei. Seus posts frequentemente transformam-se em pauta para outros meios de comunicação - sobretudo jornais impressos, revistas e emissoras de televisão - e inspiram  produções diversas sobre a cidade histórica que, em 8 de dezembro de 2013, comemorou os 300 anos de sua elevação a Vila.

Vários registros documentais sobre São João del-Rei, como fotografias antigas, desenhos e filmes / vídeos, foram localizados na internet e replicados neste almanaque eletrônico, trazendo à luz imagens, sons e textos desconhecidos sobre nossa terra. Por outro lado, um post aqui publicado, inclusive, serviu de argumento e  foi anexado no processo que pleiteia a criação de um novo espaço cultural em São João del-Rei.

Vila de São João del-Rei, 300 anos. Almanaque Eletrônico Tencões e Terentenas, 3 anos. Na lembrança e diferença das datas, um elemento em comum: o compromisso com o reconhecimento, a valorização, o fortalecimento e a conservação / preservação da cultura de São João del-Rei.

4 comentários:

  1. A este Blog irmão, mandamos um abraço de Feliz Ano Novo, Daqui de Pitangui. Parabéns pelos feitos, pelas significativas marcas alcançadas e por já fazer parte da história da tricentenária SJDR!!! Avante!

    ResponderExcluir
  2. Leo,

    irmandade é o que não falta em nossas cidades, não é mesmo? Irmandades religiosas, são muitas. Irmandades culturais, a gente vai construindo...

    Obrigado pela mensagem, por nossas conversas e pelo incentivo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nesta data querida, parabéns pra você! Muitos anos de vida para a nossa felicidade!
    Continue, continue, continue...
    Abração, Ulisses Passarelli.

    ResponderExcluir