quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ainda quando vila, São João del-Rei batizou os irmãos do herói Tiradentes


Ainda hoje, aos olhos de todos, o herói Tiradentes parece um homem solitário, de história isolada, que brotou dos mineiros campos vertentes e lançou sementes de liberdade e esperança sobre montanhas e vales cobertos de ouro e diamantes.

É bem verdade que não teve madrinha, como declara seu registro de batismo, realizado a 12 de novembro de 1746 na capela de São Sebastião do Rio Abaixo e assentado na folha 151 do Livro de Batizados da então matriz da Vila de São João del-Rei, Mas na infância, teve família de numerosos irmãos.

Vários deles também receberam o sacramento do batismo na mesma capela de São Sebastião do Rio Abaixo, entre eles José da Silva Santos, no dia 5 de dezembro de 1747. Passara-se, portanto, um ano e poucos dias depois do batismo do herói sonhador da Inconfidência Mineira.

 José da Silva Santos não só foi batizado em São João del-Rei como também sepultado, no dia 11 de junho de 1833, com quase 86 anos, na igreja do Carmo desta cidade. Tinha posto de capitão.

Sobre o mesmo tema, leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/11/sao-joao-del-rei-precisa-valorizar-mais.html
.........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei, volume II. Segunda edição revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário