Pular para o conteúdo principal

Em São João del-Rei, a cultura popular vai para o bar. E não quer mais sair de lá!

Diferentemente da cultura erudita, que se pratica e se conserva em espaços consagrados, a cultura popular vive na rua, é do mundo. Mesmo quando não está a céu aberto, sua proteção pode ser o telhado de uma igreja humilde, de uma casa de gente simples, da lona de um circo ou de uma barraquinha de quermesse. Até o mercado e o bar servem de teto para a cultura popular.

Em São João del-Rei, apesar da modernidade que tomou conta dos espaços de convivência mais desfrutados pelos homens, em alguns bares, antigamente chamados botequins,  ainda se encontra o ambiente simples, mas culturalmente muito rico, de outros tempos. Tudo autêntico: uma imagem ou um quadro do santo protetor daquela casa, mais comumente os guerreiros São Jorge e São Miguel, ou das muitas invocações de Nossa Senhora, principalmente a de Aparecida, a das Mercês e a do Carmo, resgatando as almas que queimam em chamas ardentes. Santo católico não bebe, não come, mas em compensação sua presença não ocupa espaço nem faz mal a ninguém.

Em alguns dos muito antigos e mais afastados do centro, é possível que ainda se encontre, entre portas, o cofre das Almas, que acolhe a moeda de troco de quem vai ali tomar uma. A boa tradição manda jogar num canto um gole pro santo e destinar uma esmola para as Almas, pois com elas não se brinca. De tempos em tempos um mensageiro da Irmandade das Almas vinha recolher o que haviam posto no cofre ou o dono do bar usava para mandar celebrar missas.

Como proteção nunca é demais, era comum encontrar em um canto dos bares, perto da porta, algumas plantas poderosas contra inveja e mau olhado. Pés Arruda, Guiné e Espada de São Jorge eram infalíveis.

Não é preciso sair muito do centro histórico para encontrar alguns botequins populares típicos da metade do século passado. No Bar Mineirão, que fica ao lado da Matriz do Pilar, ainda se come doce arroxeado de batata doce e se bebe cachaça com diversas ervas, especiarias e o que mais se puder imaginar: carqueja, coco, cravo e canela, losna, mel. Mas também cerveja gelada e geralmente no final da manhã, bolinho de feijão, saído a pouco da panela com óleo fervendo. Quem der sorte, pode ser que encontre ali, como trilha sonora música clássica ou italiana.

Outros botequins, mas bem botequins mesmo, ficam no Largo do Carmo, em frente à igreja projetada por Aleijadinho e uma curiosidade sem igual é que eles são vizinhos do majestoso cemitério. Por isto, aos sábados e domingos, quando o sol está alto ou à noite, eles não hesitam em colocar mesas na calçada daquele campo santo. Melhor para quem já se foi deste mundo: se quiser molhar a goela não precisa nem atravessar a rua.

Mas um botequinzinho muito inusitado fica na Rua das Fábricas (Avenida Leite de Castro), em frente ao Grupo Escolar Aureliano Pimentel. De uma porta só, ele tem uma parede coberta de alto abaixo com garrafas de pimenta vermelha, o que combina com uma curiosa estátua de um muito estranho e até assustador “humanurubu” (foto), que fica no alto de outra parede. Mas em compensação tudo contrasta com os quadros de santo que tem no local.

Neste mês de agosto, celebrando o folclore brasileiro, um bar-ateliê recém-inaugurado na Rua da Cachaça cometeu uma saudável ousadia: expôs em seu interior peças de arte popular emprestadas pelo folclorista Ulisses Passarelli. Deste modo, literalmente, a cultura popular foi para o bar...

Foto: Antonio Emilio da Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debaixo de São João del-Rei, existe uma São João del-Rei subterrânea que ninguém conhece.

Debaixo de São João del-Rei existe uma outra São João del-Rei. Subterrânea, de pedra, cheia de ruas, travessas e becos, abertos por escravos no subsolo são-joanense no século XVIII, ao mesmo tempo em que construíam as igrejas de ouro e as pontes de pedra. A esta cidade ainda ora oculta se chega por 20 betas de grande profundidade, cavadas na rocha terra adentro há certos 300 anos.  Elas se comunicam por meio de longas, estreitas e escuras galerias - veias  e umbigo do ventre mineral de onde se extraíu, durante dois séculos, o metal dourado que valia mais do que o sol. Não se tem notícia de outra cidade de Minas que tenha igual patrimônio debaixo de seu visível patrimônio. Por isto, quando estas betas tiverem sido limpas e tratadas como um bem histórico, darão a São João del-Rei um atrativo turístico que será único, no Brasil e no mundo. Atualmente, uma beta, nas imediações do centro histórico, já pode ser visitada e percorrida. Faltam outras 19, já mapeadas, dependendo da sensi

Em São João del-Rei não se duvida: há 250 anos, Tiradentes bem andou pela Rua da Cachaça...

As ruas do centro histórico de São João del-Rei são tão antigas que muitas delas são citadas em documentos datados das primeiras décadas do século XVIII. Salvo poucas exceções, mantiveram seu traçado original, o que permite compreender como era o centro urbano são-joanense logo que o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes tornou-se Vila de São João del-Rei. O Largo do Rosário, por exemplo, atual Praça Embaixador Gastão da Cunha, surgiu antes mesmo de 1719, pois naquele ano foi benta a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nele situada e que originalmente lhe deu nome. Também neste ano já existia o Largo da Câmara, hoje, Praça Francisco Neves, conforme registro da compra de imóveis naquele local, para abrigar a sede da Câmara de São João del-Rei. A Rua Resende Costa, que liga o Largo do Carmo ao Largo da Cruz, antigamente chamava-se Rua São Miguel e, em 1727, tinha lojas legalizadas, funcionando com autorização fornecida pelo Senado da Câmara daquela Vila colonial.  Por

Padre José Maria Xavier, nascido em São João del-Rei, tinha na testa a estrela da música barroca oitocentista

 Certamente, há quase duzentos anos , ninguém ouviu quando um coro de anjos cantou sobre São João del-Rei. Anunciava que, no dia 23 de agosto de 1819, numa esquina da Rua Santo Antônio, nasceria uma criança mulata, trazendo nas linhas das mãos um destino brilhante: ser um dos grandes - senão o maior - músico colonial mineiro do século XIX . Pouco mais de um mês de nascido, no dia 27 de setembro, (consagrado a São Cosme e São Damião) em cerimônia na Matriz do Pilar, o infante foi batizado com o nome  José Maria Xavier . Ainda na infância, o menino mostrou gosto e vocação para música. Primeiro nos estudos de solfejo, com seu tio, Francisco de Paula Miranda, e, em seguida dominando o violino e o clarinete. Da infância para a adolescência, da música para o estudo das linguas, José Maria aprendeu Latim e Francês, complementando os estudos com História, Geografia e Filosofia. Tão consistente era seu conhecimento que necessitou de apenas um ano para cursar Teologia em Mariana . Assim, j