quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, mágico e iluminado em São João del-Rei


Na ocasião do Natal, mal começa o Advento, São João del-Rei fica envolta por uma aura mágica. Luzes coloridas e brilhantes realçam contornos de telhados, beirais e janelas coloniais, semeiam anjos e estrelas nos jardins, franjas luminosas enfeitam o coreto – romântico cenário para os corais e suas cantatas.

Na metade do mês começa, na igreja do Rosário, a Novena Barroca do Menino Jesus, composta no século XIX pelo são-joanense Padre José Maria Xavier. É um ofício alegre e delicado, só executado em São João del-Rei, pela Orquestra Lira Sanjoanense, considerada a mais antiga orquestra das Américas em atividade permanente desde a segunda metade do século XVIII. 


Pouca gente sabe, mas as mais importantes celebrações do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo na terra onde os sinos falam são realizadas na igreja do Rosário, seguindo uma tradição colonial. Assim como a Ordem Terceira do Carmo incumbia-se de parte das celebrações da Paixão de Cristo, a Irmandade do Rosário é responsável pelas festividades do Natal. Ainda hoje elas compreendem a Novena, a Missa do Galo, o Te Deum Laudamus vespertino dia 25 e a procissão do Menino Jesus em seu trono, no dia 6 de janeiro.

Como em tudo o que acontece no universo religioso barroco de São João del-Rei, também nas celebrações do Natal, os sinos são um espetáculo à parte. Às 12h15 do dia 24, da torre esquerda da igreja do Rosário, ouve-se o Tencão do Natal, uma peça musical de aproximadamente 20 minutos dividida por vários movimentos, entre eles o tencão, a terentena e o floreado. Utilizando três sinos simultaneamente e executada por dois sineiros, em grande parte um sineiro toca dois sinos: o médio e o pequeno - um em cada mão, enquanto o outro maneja o sino grande, batizado Domingos de Gusmão. 
............................................................................
Sobre o mesmo tema, leia também 
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2013/12/novena-barroca-de-natal-em-sao-joao-del.html

Foto: JPhotography (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário