São João del-Rei se sabe. São João del-Rei se guarda. São João del-Rei se vive. São João del-Rei se ama!
Passado o verão - e já quase findando o terceiro mês do ano -, é impossível não ver, dia após dia, que novos ventos estão soprando esperança sobre São João del-Rei. Que a autoestima cidadã está batendo mais forte no coração são-joanense, assim como rebrilha no olhar de nosso povo um lastro de orgulho e confiança, do que fomos, do que somos, e do que podemos ser. São João del-Rei, com grafia peculiar, escrita com iniciais maíusculas.
Alegria viva foi a cor do nosso Carnaval neste 2025. Tranquilo, ordeiro, feliz, quase tão brejeiro e ingênuo como o dos tempos de antigamente. Um Carnaval de paz, em que entre um samba e uma marchinha, se ouvia a civilidade de expressões gentis, como "dá licença", "por favor", "obrigado". Até "Deus ajude", aqui e ali, se ouviu.
Acesa como as velas das tochas, lanternas e altares, a Quaresma este ano chegou para os são-joanenses com sagrado entusiasmo, no sentido religioso da palavra entusiasmo, que em grego significa "ter Deus dentro de si". Prova disso é a grande quantidade de pessoas que desde então acompanharam as Vias Sacras Solenes e as Encomendações das Almas; que numerosamente estão presentes em outras celebrações, com respeito, fé e encantamento. O povo de São Joao del-Rei se vê, reluzente, na beleza de suas tradições, que já venceram três séculos e se repetem a cada ano, como se estivessem acontecendo pela primeira vez. Sempre-viva cidade, o tempo não envelhece em São João del-Rei.
A uma semana da Festa de Passos, a cidade se prepara para mais um grande encontro. Belo, sublime, divino, humano, eterno. O encontro da condenação com o alívio. Do sofrimento e desalento com a afirmação divina. Da ausência com a presença. De silêncio e olhares, o encontro do amor com o amor, envoltos em panos roxos, com perfume de incenso, manjericão e rosmaninha,sabor de amêndoas de amendoim e coco, ao som de sinos chorosos, lamentos barrocos, memórias, lembranças, recordações e sentimentos.
São João del-Rei se sabe. São João del-Rei se guarda. São João del-Rei se vive. São João del-Rei se ama!
.o0O0o. .o0O0o. .o0O0o. .o0O0o.
Texto e foto: Antonio Emilio da Costa
Comentários
Postar um comentário