Em lugar algum do mundo existe caminho que não leve a lugar nenhum. Pensando nisso, imagine a riqueza que é um caminho literário: rotas que ligam lugares, histórias, estórias, ideias, palavras, versos, poemas, poesias, paladares, memórias, músicas, romances, rimas, artes, fantasia, futuro, passado, sonho e imaginação...
Assim será o Caminho Literário do Ouvidor Cypriano - primeiro roteiro turístico desta modalidade, unindo as cidades de São João del-Rei, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Poços de Caldas e Três Pontas. Um caminho de história oficial e de histórias de vida. Um caminho de letras, de fatos e de lendas. Um caminho de saberes e de sabores. Um caminho de valores.
Um caminho de tempo, de flores e seus espinhos, de doces, de paladares, de brisa suave, orvalhos, águas límpidas, céu limpo. Um caminho de festas, de fé, de crenças, de dourado esplendor, de negro suor, de dor, de coragem, de resistência, de resiliência, de sonhos, utopias e realidades. Um caminho de verdade e de verdades, escrito ao longo de trezentos anos.
Na perspectiva histórica, a cidade de São João del-Rei é a porta de entrada para este caminho. Afinal foi na Vila de São João del-Rei que, vindo da Capitania da Bahia em 1747, o português Cypriano Joseph da Rocha se instalou e permaneceu até 1754, servindo, como Ouvidor, à Coroa Portuguesa.
Foi em São João que ele escreveu e expediu a maioria das cartas que integram sua obra literária no Brasil Colônia e de onde partiu em viagens para o Sul da Capitania de Minas Gerais, para o que foram abertos vários caminhos, que levaram ao surgimento de povoações que deram origem às cidades de São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Poços de Caldas e Três Pontas, entre outras.
As cartas escritas pelo Ouvidor Cypriano naquele período, em São João del-Rei, inclusive, podem ser consideradas "certidões de nascimento" do Sul de Minas.
O Caminho do Ouvidor Cypriano é um roteiro turístico-literário que, titularizado e já lançado para implantação exclusiva na região sul-mineira, envolve projetos de turismo histórico-cultural e realizações de caráter literário, economia criativa, gastronomia, expressão artística diversa, eventos culturais e outras realizações que encontrem conformidade com os propósitos do Caminho do Ouvidor Cypriano.
Ele se enquadra nas políticas do Governo Mineiro de incentivo e fomento ao turismo histórico-literário e para ele se espera comprometimento e parceria das Prefeituras Municipais das cidades envolvidas e do empresariado do setor turístico local e regional.
.............................
Texto e foto: Antonio Emilio da Costa
Comentários
Postar um comentário