domingo, 20 de fevereiro de 2011

Em 2013, a Alemanha pode vir a São João del-Rei


Em 2013, São João del-Rei celebrará seus 300 anos de elevação à categoria de vila. 2013 será o Ano da Alemanha no Brasil, anunciou semana passada, em São Paulo, o cientista alemão Klaus-Dieter Lehmann, diretor mundial do Instituto Goethe.

Falando para o jornal O Estado de São Paulo, Lehmann declarou que "para nós [Alemanha], é importante integrar e apresentar as novidades culturais com formatos diferentes de eventos", reconheceu que o Brasil possui instituições culturais de altíssimo nível  e explicou que os campos mais férteis para projetos de cooperação, entre outros, incluem questões ambientais e sociologia de cidades.

A convergência dos dois fatos em 2013 cria uma boa oportunidade para as comemorações dos 300 anos de elevação de São João del-Rei à categoria de vila se beneficiarem de alguns eventos da programação do Ano da Alemanha no Brasil. Apesar de serem tão diferentes as duas culturas, há um forte ponto de intersecção entre elas: a música.

Enquanto a Alemanha é berço de grandes nomes da música universal, entre eles o magnífico Bach, São João del-Rei tem duas das mais antigas orquestras do mundo em atuação ininterrupta, fundadas no mesmo século em que viveu o genial compositor de O Evangelho segundo São Mateus e Jesus, alegria dos homens.

Que os segmentos culturais, intelectuais e públicos de nossa cidade percebam já esta oportunidade, se capacitem, se mobilizem e se empenhem para aproveitá-la, buscando apoios competentes e fazendo encaminhamentos efetivos e eficazes.

..................................................................

Como lazer, mais um vídeo da apresentação do espetáculo Bach, pelo Grupo Corpo, com trilha sonora na interpretação da são-joanense Maria Conceição Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário